Ensino-serviço na graduação médica: enfoque no valor da vida humana

Auteurs-es

  • Márcia Farsura de Oliveira Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga
  • Marli do Carmo Cupertino Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

DOI :

https://doi.org/10.26512/rbb.v15.2019.23987

Mots-clés :

Bioética. Ensino médico. Educação em saúde. Humanização da assistência

Résumé

A humanização e a ética são ferramentas essenciais para melhorar a atenção e gestão nos serviços e sistemas de saúde. Assim, este estudo objetivou analisar e evidenciar as questões éticas envolvendo as mudanças no processo de trabalho em saúde, no sistema único de saúde, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de graduação em Medicina de 2001 e da Política Nacional de Humanização (PNH) de 2003. Como resultado observou-se que a bioética foi uma ferramenta fundamental para estabelecimento das novas DCNs e PNH, através da construção de novas relações entre usuários e trabalhadores e destes entre si, com articulação de atitudes que garantam uma atenção integral, resolutiva e de forma humanizada. Além de auxiliar os médicos a determinarem um elo entre o saber científico e o saber humanístico, prevenindo os malefícios que os avanços tecnológicos possam exercer sobre os seres vivos. Conclui-se que a bioética foi uma ferramenta importante para estabelecimento das novas DCNs e da PNH.

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Biographie de l'auteur-e

Marli do Carmo Cupertino, Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

Marli do Carmo Cupertino, brasileira residente na cidade de Viçosa, Minas Gerais. Médica Veterinária, Mestre em Biologia Animal e Doutora em Biologia Celular e Estrutural, pela Universidade Federal de Viçosa. Possui doutorado sanduíche pela Universidade de Wageningem na Holanda, na área de Fisiologia Humana e Animal. Atuou como professora substituta na Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora na Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga em Ponte Nova, Minas Gerais, em cursos de graduação (medicina, farmácia, enfermagem, nutrição e fisioterapia) e no mestrado Profissional em Ciências da Saúde e do Ambiente.

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Publié-e

2020-06-08

Comment citer

de Oliveira, M. F., & Cupertino, M. do C. (2020). Ensino-serviço na graduação médica: enfoque no valor da vida humana. Revista Brasileira De Bioética, 15, 1–19. https://doi.org/10.26512/rbb.v15.2019.23987

Numéro

Rubrique

Artigos Originais