ensino de línguas O ENSINO DO PORTUGUÊS E DO ESPANHOL NO ÂMBITO DO MERCOSUL ”“ EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO PROFISSIONALIZANTE

: EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO PROFISSIONAL - O ENSINO DO PORTTUGUÊS E DO ESPANHOL NO ÂMBITO DO MERCOSUL

Autores

  • Helenice Aparecida Oliveira Universidade de Brasília

Palavras-chave:

português, espanhol, ensino português, ensino do espanhol, português como língua estrangeira, espanhol como língua estrangeira, educação profissionalizante, multiletramentos.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre o ensino do português e do espanhol no âmbito do Mercosul. Partindo de uma perspectiva de linguagem de Bakhtin (1997, 2006) e Vygotsky (1998) e amparados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pelas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, analizamos o ensino e a aprendizagem das línguas tal como acontece na prática nas esferas da Educação Básica e da Educação Profissionalizante. O artigo traz ainda uma  análise sobre a implantação da Lei 11.611, que trata da obrigatoriedade da oferta do ensino da Língua Espanhola, no Distrito Federal e finaliza com algumas propostas para o ensino de línguas dentro da perspectiva da Pedagogia de Multiletramentos

 

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Publicado

01-06-2020

Como Citar

OLIVEIRA, Helenice Aparecida. ensino de línguas O ENSINO DO PORTUGUÊS E DO ESPANHOL NO ÂMBITO DO MERCOSUL ”“ EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO PROFISSIONALIZANTE: : EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO PROFISSIONAL - O ENSINO DO PORTTUGUÊS E DO ESPANHOL NO ÂMBITO DO MERCOSUL. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 31, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/24744. Acesso em: 1 jun. 2024.

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