Proposta de sequência didática para a leitura de fake news sob a perspectiva do pensamento crítico

Autores

  • Allison Guimarães Andrade UNITAU -Universidade de Taubaté
  • Elisabeth Ramos da Silva UNITAU - Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

Fake News. Pensamento Crítico. Formação de Professores.

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada, cujo assunto compreende o desenvolvimento do pensamento crítico (Lipman, 1995) por meio da leitura de fake news. O tema deste estudo abrange a apresentação de uma proposta de sequência didática para a leitura de fake news, de modo a oferecer aos discentes critérios para a identificação de notícias falsas. Tal estudo justificou-se devido ao interesse dos alunos em construir mais estratégias linguísticas e discursivas para a identificação de notícias falsas. Dessa maneira, o objetivo deste artigo é propor uma sequência didática para a leitura de fake news, de modo a exercitar no aluno um modelo de pensamento pautado em critérios utilizados para a identificação de notícias falsas. Como procedimento metodológico para a delimitação de critérios, foi escolhida a pesquisa qualitativa-interpretativa. Os autores que oferecem suporte teórico para este estudo abrangem Lipman (1995; 1997), Vigotsky (2009), Lopes-Rossi (2006), Downes (1995), entre outros. Como resultados, pudemos delimitar que as propriedades genéricas e os argumentos falaciosos presentes nas fake news podem servir como critérios para o reconhecimento de notícias falsas.

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Biografia do Autor

Elisabeth Ramos da Silva, UNITAU - Universidade de Taubaté

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Foi professora da Rede municipal de São José dos Campos durante oito anos, onde criou e desenvolveu o projeto Teatro nas escolas. Atuou também em cursos preparatórios para concursos públicos e vestibulares. Foi professora doutora assistente da Universidade de Taubaté, e atualmente trabalha no Programa de Mestrado em Linguística Aplicada dessa instituição, além de coordenar as atividades e de ministrar aulas no curso de Especialização em língua portuguesa: Gramática e uso, e no curso de extensão "Gramática para todos". Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores; cognição, afetividade e linguagem; ensino de gramática. Possui vários artigos e capítulos de livros sobre esses temas.

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Publicado

21-12-2021

Como Citar

GUIMARÃES ANDRADE, Allison; RAMOS DA SILVA, Elisabeth. Proposta de sequência didática para a leitura de fake news sob a perspectiva do pensamento crítico. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 32, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/36558. Acesso em: 18 maio. 2024.

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