A INTERCULTURALIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS- CAMPUS ARAGUAÍNA

Autores

  • Elisa B. A. Alencar Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Interculturalidade, ensino e aprendizagem de língua, formação de professores.

Resumo

O Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa para Projetos Institucionais é uma parceria CAPES/Fulbright que objetiva a permanência de assistentes de ensino americanos em vinte instituições federais de ensino superiores no período de quatro anos. Este trabalho visa expor, analisar e comentar os resultados obtidos, até o momento, com a experiência de ter um assistente de ensino de outra nacionalidade na Universidade Federal do Tocantins. O inglês é internacionalmente considerado uma língua global e, diante deste cenário mundial, é cada vez mais necessária a introdução de reflexões e discussões culturais na formação de professores que lidam com o ensino de uma língua hegemônica e que muitas vezes é carregada de preconceito devido ao seu status e histórico político. A possibilidade de contar com assistentes de ensino do país da língua-alvo têm sido extremamente interessante como fonte de intercâmbio, consciência cultural, quebra de paradigmas e quebra de estereótipos.

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Publicado

03-10-2015

Como Citar

ALENCAR, Elisa B. A. A INTERCULTURALIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS- CAMPUS ARAGUAÍNA. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 21, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9610. Acesso em: 17 jun. 2024.

Edição

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