ENSINO DE FILOSOFIA E O PAPEL DA LÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA

Autores/as

  • Clarice Rosa Machado
  • Maria Alice Coelho Ribas
  • Diego Carlos Zanella

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41432

Palabras clave:

Ensino, filosofia, lógica

Resumen

O presente artigo aborda o tema do ensino de Filosofia e busca ressaltar o papel da lógica no desenvolvimento da consciência crítica do educando na disciplina de Filosofia na Educação Básica. Trata-se de uma abordagem qualitativa de revisão de literatura narrativa acerca da temática. Por fim, conclui-se que a inserção da Filosofia como disciplina obrigatória no Ensino Médio compreende a necessidade da formação crítica e autônoma do educando e, nesse sentido, o ensino da lógica contribui de forma significativa para o desenvolvimento de habilidades e competências inerentes ao pensar próprio da Filosofia que privilegia o pensamento autônomo e criativo.

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Biografía del autor/a

Clarice Rosa Machado

Graduada em Filosofia. Mestra em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS. Professora do Cursinho Popular Lumturo.

Maria Alice Coelho Ribas

Graduada em Filosofia e Psicologia. Mestre em Filosofia. Professora do Curso de Filosofia, na Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS. E-mail: marialicecr@hotmail.com

Diego Carlos Zanella

Doutor em Filosofia. Professor do Curso de Filosofia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens, membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) e da Comissão de Ética nos Uso de Animais (CEUA), na Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e atual presidente da seção regional no Rio Grande do Sul (gestão 2020-2022).

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Publicado

2021-12-31

Cómo citar

Rosa Machado, C., Coelho Ribas, . M. A. ., & Zanella, D. C. . (2021). ENSINO DE FILOSOFIA E O PAPEL DA LÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(35/36), 4–16. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41432