O ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS E AS PERSPECTIVAS LIBERAL E CRÍTICA DA EDUCAÇÃO

Auteurs-es

  • Rosana Ferreira

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41443

Mots-clés :

Educação, Filosofia, Infância

Résumé

O presente artigo reflete sobre o ensino de filosofia para crianças. Inicia apontando o prejuízo intelectual que a falta da prática filosófica produz no indivíduo e que contribui com o ciclo da limitação mental generalizada na sociedade. Segue com o levantamento de dois problemas que obstruem o ensino da filosofia para crianças, que é o preconceito e o desinteresse geral pela prática filosófica. Também discute-se, através dos textos de Matthews Lipman e Renê J. T. Silveira, as concepções de Educação Liberal e da Teoria Crítica como potencializadoras mais favoráveis ou não da disseminação da prática filosófica. Por fim, conclui que se é difícil gerar grandes pensadores com uma educação excelente desde a infância, seria quase impossível empreender essa tarefa com uma educação filosófica inexistente ou mesmo tardia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Rosana Ferreira

Mestranda em Filosofia (UFPR). Especialista em Filosofia da Educação: Ética, Política e Educação pelo departamento de Educação UFPR. Especialista em Alfabetização e Letramento. Licenciada em Pedagogia. Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Curitiba. Universidade Federal do Paraná.

Références

ARENDT, Hannah. A crise na Educação, In: Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2000.

CHAUÍ, M. 1981, p. 86-87. In DIAS, M. B. O. Professores de Filosofia para Crianças – quem são eles? Uma análise critico diagnostica da construção da identidade profissional dos professores que trabalham com o Programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Dissertação – Campinas, SP: [s.n.], 2009, p. 151

DEWEY, J. Democracia e Educação – Introdução à Filosofia da Educação. São Paulo. Companhia Editorial Nacional, 3ª ed., 1959.

DIAS, Marinês Barbosa de Oliveira. Professores de Filosofia para Crianças – quem são eles? Uma análise crítica diagnostica da construção da identidade profissional dos professores que trabalham com o Programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Dissertação – Campinas, SP: [s.n.], 2009. Disponível em

http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/251402/1/Oliveira_MarinesBarbosade_M.pdf

DIAS. R. M. Nietzsche Educador. São Paulo. Editora Scipione. 2003.

LIPMAN, Matthew. A filosofia na sala de aula. Ann Margaret Sharp, Frederick S. Oscanyan; Tradução de Ana Luiza Fernandes Marcondes. – São Paulo: Nova Alexandria, 2001.

MATTHEWS, Gareth B. A Filosofia e a Criança. Trad. Carlos S. Mendes Rosa – São Paulo: Martins Fontes. 2001.

SERTILLANGES. A. D. A Vida Intelectual: Seu Espírito, Suas Condições, Seus Métodos. Trad. Lilia Ledon da Silva. Coleção Educação Clássica. Editora É Realizações, 2016.

SILVEIRA, Renê J. T. Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman: Uma Concepção Liberal da Educação. Texto para exposição oral. Unicamp. GT: Filosofia da Educação / n. 17, ANPEd. 2005. Disponível em http://28reuniao.anped.org.br/textos/gt17/gt171427int.rtf

STRAUSS, Leo. Discurso proferido na 10ª cerimônia anual de graduação do programa básico de educação liberal para adultos, em 6 de junho de 1959. Disponível em https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/o-que-e-educacao-liberalij

Téléchargements

Publié-e

2021-12-31

Comment citer

Ferreira, R. (2021). O ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS E AS PERSPECTIVAS LIBERAL E CRÍTICA DA EDUCAÇÃO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(35/36), 115–123. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41443