Análise do discurso do conceito de democracia nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do PNLD 2021

Authors

Keywords:

Teaching Sociology, Textbooks on Applied Human and Social Sciences, Critical Discourse Analysis, Democracy, Pedagogic Discourse

Abstract

The present work aims to analyze how the Reforma do Ensino Médio (Law 13.415/2017) and Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio – BNCC affected the teaching of Sociology and the organization of the pedagogical discourse in current Applied Human and Social Sciences textbooks. In this sense, the Critical Discourse Analysis (Van Dijk, 2018) was implemented of two collections of textbooks approved by the notice of the Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021: Prisma: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, from the publisher FTD and Moderna Plus: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, from the publisher Moderna. Through Discourse analysis, we sought to find points of similarities and differences between both collections. The research focused on the concept of democracy in teaching materials. It concludes that recent educational policies carried out hastily and without dialogue with civil society, together with the changes that occurred in the PNLD, impacted the new CHSA teaching materials. Given this, although Sociology continues to be present in these books, there was a weakening of the content related to the concept of democracy, one of the pillars of the discipline's curricular tradition.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BEZERRA, Marcos Otávio. Corrupção e produção do Estado. Revista Pós Ciências Sociais, v. 14, n. 27: 99-130, 2017.

BODART, Cristiano. das Neves; ESTEVES, Thiago de Jesus; TAVARES, Caio dos Santos. (2023). Os (As) autores(as) dos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do PNLD-2021 e suas relações com a Sociologia Escolar. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, v.5, n.2, p.89–162, 2021.

BODART, Cristiano. das Neves. Ensino de Ciência Política: o que muda nos conteúdos com o novo PNLD?. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, v.6, n.2, p. 47–75, 2022.

BRAICK, Patrícia Ramos et al. Moderna Plus: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo: Moderna, 2020. [6 volumes].

BRASIL. Base Curricular Nacional do Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de

dezembro de 1996, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, e a

Lei nº 11.494, de 20 de junho 2007 [...]. Brasília, 2017.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2018: Sociologia: Ensino Médio. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Edital PNLD-2021. Programa Nacional

do Livro e do Material Didático. Brasília (DF). Ministério da Educação/Secretaria

de Educação Básica/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2021.

BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Sociologia (OCNEM). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2006.

CIGALES, Marcelo; GREINERT, Diego. O debate sobre o currículo de ciências sociais: da lei 11.684/2008 à BNCC/2018. Revista Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.13, n.2, p. 235-250, 2020.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: EdPUC-Rio, Apicuri, 2016.

MAÇAIRA, Júlia Polessa. O ensino de Sociologia e Ciências Sociais no Brasil e na

França: recontextualização pedagógica nos livros didáticos. 2017. 342 f. Tese

(Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia,

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e Análise do Discurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

MARTINS, Isabel. Analisando livros didáticos na perspectiva dos estudos do discurso: compartilhando reflexões e sugerindo uma agenda para a pesquisa. Proposições, v.17, n. I (49), p.117-136, 2006.

MELO, Valci. Desnaturalizando os privilégios: o discurso dos livros didáticos de Sociologia sobre as desigualdades sociais. Horizontes, v. 39, n. 1, p. 1-16, 2021.

MORAES, A. C. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cadernos Cedes, v. 31, n. 85, p. 359-382, 2011.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Segmentar ou Recortar. Série Estudos, Faculdades Integradas de Uberaba, Uberaba-MG, n. 10, p. 9-26, 1984.

QUADROS, Sérgio Feldemann de; KRAWCZYK, Nora. Educando pelas métricas do mercado: as propostas do empresariado para a juventude da classe trabalhadora e a reforma do ensino médio. SciELO Preprints, 2021.

RAMA, Maria Angela Gomez et al. Prisma: Ciências Humanas. São Paulo: FTD, 2020. [6 volumes].

SILVA, Ileizi Fiorelli.; ALVES NETO, Henrique Fernandes. O processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil e a Sociologia (2014-2018). Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. 2, p. 262-283, 20 abr. 2020.

TAVARES, Caio dos Santos; QUEIROZ, Diego da Silva Guimarães. O conceito de democracia nos livros didáticos do PNLD 2018 e 2021. In: Encontro de pesquisa educacional em Pernambuco, VIII, 2021, Pernambuco. Anais do 8º Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, Editora Realize, 2021, p. 4059-4075.

VAN DIJK, Teun Adrianus. Discurso e Poder. São Paulo: Contexto, 2018.

Published

2023-12-28 — Updated on 2024-01-25

Versions

How to Cite

BLANCO, Felipe. Análise do discurso do conceito de democracia nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do PNLD 2021. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 114–133, 2024. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/50789. Acesso em: 14 may. 2024.