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  • 1. Abertura do III Salão de Arte Moderna do Distrito Federal, em 1966, com os premiados: Gastão Manuel Henrique, Tomie Othake (representando Vilma Pasqualini), Maria Bonomi, o prefeito Plinio Castanhede, e Farnese de Andrade.

    TEORIAS, TERRITORIALIDADES E IDENTIDADES
    Vol. 22 No. 2 (2023)

    Imagem da capa: Abertura do III Salão de Arte Moderna do Distrito Federal, em 1966, com os premiados: Gastão Manuel Henrique, Tomie Ohtake (representando Vilma Pasqualini), Maria Bonomi, o prefeito Plínio Castanhede, e Farnese de Andrade.

  • Detalhe da obra Objetos de Sedução, 1976. Lygia Pape.

    Vol. 22 No. 1 (2023)

     

    Imagem da Capa:
    Detalhe da obra Objetos de Sedução, 1976. Lygia Pape.

     
  • #21.Art
    Vol. 21 No. 2 (2022)

     

    Imagem de capa:
    Detallhe da obra: Esmagadinhos, de Lynn Carone.
    Cortesia da artista. 

  • Dossiê Políticas de Representação nas artes visuais: entre conquistas e armadilhas
    Vol. 21 No. 1 (2022)

    Imagem de capa:

     Maxwell Alexandre. Sem título (da série Novo Poder), 2022. 320 x 480 cm. Látex, polidor de sapatos, betume, corante, grafite e acrílica sobre papel pardo. Cortesia do artista.

  • Dossiê: Arte Indígena Contemporânea
    Vol. 20 No. 2 (2021)

    Imagem de capa:
    Sem Título,  de Nei Leite.

  • Dossiê 50 anos - Jornal Arte&Educação
    Vol. 20 No. 1 (2021)

    Imagem da Capa:
    Primeira página da edição experimental do Jornal Arte & Educação
    editado em setembro de 1970.
    Fonte: MIRANDA, Orlando. Coletânea do Jornal Arte & Educação. RJ: Editora Teatral, 2009.

  • O OLHAR DE JANO
    Vol. 19 No. 2 (2020)

    This dossier aims to investigate how relationships between the image (films, documentaries, photography, video art etc.) and the text (literary, historical, documentary etc.) to identify, by recognizing the specific use of textual and visual fiction, how works and artists from different eras gave rise to a whole system of aesthetic and philosophical thought in which fiction indicates a semantics of seeing / being seen as a questioning motive for the subject's existence.

  • Imagem de Philippe Enrico a partir do Disco de Festo (Museu Arqueológico de Heraklion)

    IMAGENS LEGíVEIS, TEXTOS VISíVEIS
    Vol. 19 No. 1 (2020)

    O dossiê Imagens legíveis, textos visíveis reúne artigos que exploram a relação entre a escrita e a imagem, o diálogo entre a literatura e as artes, tanto do ponto de vista teórico-metodológico quanto por meio de estudos de caso. 

  • Imagem e Utopia
    Vol. 18 No. 2 (2019)

    Este número da Revista VIS parece-nos de grande atualidade. O tema do dossiê é quanto mais pertinente em relação aos tempos difíceis e sombrios que o País está atravessando. Docentes de universidades brasileiras e estrangeiras se ocupam de utopias e distopias e seus elos complexos, mas fascinantes, criativos e transdisciplinares com as imagens e os textos literários. A utopia é, por excelência, um tema interdisciplinar. Sua complexidade advém da polissemia que a caracteriza. Questões políticas e ideológicas estão profundamente envolvidas em textos literários e produções visuais utópicas (paisagens, cidades-modelo, instalações, etc.). A natureza dualista da utopia é construída sobre a influência da estética e da política, criando as mais diversas posições interpretativas.

    Este dossiê mostra a complexidade das relações - antropológicas, históricas, filosóficas, estéticas, literárias, semióticas, etc. - sobre a utopia em suas múltiplas aparições e materializações nos campos da visualidade e da textualidade, destacando as relações entre imagens e a imaginação utópica e seus aspectos especulativos (tempo e espaço, em particular). 

  • Lars Tyrenius: no title, chalk and oil on canvas, 1978. Foto: Antenor Ferreira

    O FENÕMENO RÌTMICO NAS ARTES
    Vol. 18 No. 1 (2019)

    O Fenômeno Rítmico nas Artes:

    a pluridade e a complexidade do conceito "ritmo" em sua acepção lata considerada sob a perspectiva da estética, da filosofia e de diversas linguagens artísticas. 

  • Imagens e(m) Cena
    Vol. 17 No. 2 (2018)

    O dossiê Imagens e(m) Cena apresenta um recorte a partir do diálogo entre as Artes da Cena e as tecnologias de produção de imagem e de som, em especial a utilização das tecnologias digitais na composição cênica.

  • Vol. 17 No. 1 (2018)

    Fotografia de Alice Monteiro, 2014.

  • Vol. 16 No. 2 (2017)

    O Dossiê contempla  potencialidades da Investigação Baseada em Arte (IBA)  em: deslocar intencionalmente modos estabelecidos de se fazer pesquisa e conhecimentos em artes, ao aceitar e ressaltar categorias como incerteza, imaginação, ilusão, introspecção, visualização e dinamismo; explorar métodos de pesquisa qualitativa que sugerem respostas a questões que têm a ver com atitudes, sentimentos, sensações, percepções e construções sociais de sentido; apresentar perspectivas, exemplos, problemas, assuntos que sirvam como uma orientação e ajudem a ampliar o entendimento de pesquisa que se baseiam em conceitos, processos e formas de representação das artes.

  • Vol. 16 No. 1 (2017)

     

     

     

     

    Foto de Oto Reifschneider

  • Vol. 15 No. 2 (2016)

    Capa: Nelson Maravalhas, A Babelcedário (A Biblioteca Circular dos livros de pedra), 2007, óleo sobre tela, 131 x 150 cm. Fotógrafo Vinícius Goulart

     

  • Vol. 14 No. 2 (2015)

    Capa: Gê Orthof, noturno] [soturno - 2014.

  • Vol. 13 No. 1 (2014)

    O presente número da Revista Vis é dedicado à história da crítica de arte no Brasil, com estudos que se concentraram na produção artística e intelectual entre as décadas de 1930 e de 1970. Trata-se pois de número ímpar da Revista com uma série de contribuições sobre o debate da arte brasileira em momento profícuo de sua história, pois foi justamente durante esses anos do século XX, que não somente a crítica de arte se consolidou no Brasil e no mundo, mas também foi possível a formação e ampliação do gosto pelas artes visuais, ampliação de um público moderno, com o surgimento e a importância crescente dos museus e do mercado no contexto local. É preciso, além disso, destacar que a maior parte das contribuições e estudos contidos aqui dão ênfase para a relação entre arte e política, pois a contribuição histórica da crítica de arte, sobretudo moderna, foi pensar para além das próprias artes, o significado delas na sociedade que se criava.

  • Revista VIS, volume 12, número 2, ano 2013 - Editor Responsável: Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da Costa
    Vol. 12 No. 2 (2013)

    Editorial

     

    A morfogênese no contexto da arte computacional evolutiva

    Tiago Barros Pontes e Silva

     

    Metainstalações: expografia e montagem de exposições em arte computacional

    Tania Fraga

     

    Projetos ZN:PRDM e Ø25 ”“ Quarto Lago

    Gilberto Prado e Grupo Poéticas Digitais

     

    Da singulariade da arte tecnológica

    Cleomar Rocha

     

    ARTeligent: princípios e relações entre emergências e criatividade em arte computacional com agentes de inteligência artificial

    Francisco de Paula Barretto

     

    Diálogos criativos na gameficação da arte

    Carlos Praude

     

    Entre forma e comportamento: fluxos, metaestabilidade, interações

    Carlos Augusto Moreira da Nóbrega

     

    Aspectos teóricos e práticos em estética na produção do software e instalações A-Memory Garden 1.0

    Marília Lyra Bergamo

     

    O corpo ilustrado

    Mônica Tavares e Grupo arte, design e mídias digitais

     

    O hibridismo radical da arte digital

    Lúcia Santaella

     

    Mídias sociais expressivas e colaborativas

    Paulo Meirelles e Suzete Venturelli

     

    Memorias del futuro, prospectivas de la imaginación poética

    Raúl Niño Bernal

     

    Politique & poétique dans l’art-contemporain: 12 renversements. Hommage à Walter Zanini

    François Soulages

     

    Dissertações e Teses defendidas no PPG-Arte no período 2º/2013

     

    Normas para colaboradores

  • Dramaturgias da Cena: Tradições e Rupturas
    Vol. 9 No. 2 (2010)

    Editor responsável: Marcus Mota