Uma proposta de ensino de força e movimento no ensino fundamental através do futebol

Autores

  • Henrique Simões de Miranda Neto Rede estadual de Ensino do Espírito Santo
  • Luiz Otávio Buffon IFES - Campus Cariacica
  • Mariluza Sartori Deorce IFES - Campus Cariacica

Palavras-chave:

Força e movimento. Física no futebol. Três momentos pedagógicos. Dialogicidade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal relatar os resultados da aplicação de uma proposta de ensino dos conteúdos de Força e Movimento na disciplina de Ciências no nono ano do ensino fundamental. A metodologia usada foi baseada nos Três Momentos Pedagógicos e o futebol foi utilizado como tema contextualizante. A pesquisa consistiu numa investigação qualitativa, apoiada em observações, gravações de áudios, questionários e entrevistas aplicados aos alunos. A proposta foi desenvolvida inspirada nos ideais freireanos de uma educação dialógica, valorizando os discursos e a evolução dos alunos ao longo do processo, no sentido de potencializar uma pedagogia crítica e contextualizada dos fenômenos físicos. Nesse sentido, optou-se em iniciar a proposta dentro de uma atitude problematizadora em relação ao futebol, sua importância social e a proximidade entre esse esporte e a física, para depois realizar a organização e a aplicação do conhecimento adquirido. Dentre as atividades utilizadas houveram apresentação de vídeos sobre o futebol, uma aula num campo de futebol Society, bem como simulações computacionais. Os resultados obtidos revelaram uma contribuição significativa para a formação conceitual do aluno, além de favorecer o desenvolvimento de aspectos comportamentais e atitudinais. Uma comparação entre um pré e pós-teste constatou uma evolução nos conhecimentos dos alunos.

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Referências

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Publicado

2021-04-17

Como Citar

SIMÕES DE MIRANDA NETO, Henrique; BUFFON, Luiz Otávio; SARTORI DEORCE, Mariluza. Uma proposta de ensino de força e movimento no ensino fundamental através do futebol . Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 49–69, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/33146. Acesso em: 19 maio. 2024.