Ler, escrever e publicar no mundo das ciências sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-2018330300en1

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Publicação acadêmica, Revistas científicas, Habilidades acadêmicas, Ensino da escrita

Resumo

O artigo apresenta as principais transformações da escrita acadêmica e das dinâmicas de publicação nas revistas científicas da atualidade. Revela alguns dos erros mais comuns no processo de redação, submissão e revisão, bem como oferece algumas soluções possíveis para encarar o processo de escrita, especialmente as primeiras ferramentas para a elaboração de um artigo acadêmico em ciências sociais. A partir de revisão bibliográfica e minha prática como professora de escrita acadêmica, ofereço algumas alternativas e sugestões para superar o medo da “folha em branco”, organizar o tempo e entender o processo de escrita como uma atividade dialógica e coletiva, que requer tanto da leitura como de múltiplas reescritas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloísa Martín, Universidade dos Emirados Árabes Unidos

Professora associada do Departamento de Sociologia da United Arab Emirates University, United Arab Emirates.

Referências

BECKER, Howard. Writing for social scientists: how to start and finish your thesis, book, or article. Chicago: University of Chicago Press, 1986. [ Links ]

BECKER, Lucinda; DENICOLO, Pam. Publishing journal articles. London: Sage, 2012. [ Links ]

BELCHER, Wendy. Como escribir un artículo académico en 12 semanas. Guía para publicar con éxito. México: Flacso, 2010. [ Links ]

_____ . Reflections on ten years of teaching writing for publication to graduate students and junior faculty. Journal of Scholarly Publishing, v. 40, n. 2, p. 184-200, 2009. [ Links ]

BOLKER, Joan. Writing your dissertation in fifteen minutes a day: a guide to starting, revising, and finishing your doctoral thesis. New York: Owl Books, 1998. [ Links ]

BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. El oficio de sociólogo. 11. ed. México: Siglo XXI, 1988. [ Links ]

BRANSON, Richard. Anatomy of a research paper. Respiratory Care, v. 49, n. 10, p. 1222-1228, 2004. [ Links ]

BURSZTYN, Marcel; DRUMMOND, José Augusto; PINHEIRO DO NASCIMENTO, Elimar. Como escrever (e publicar) um trabalho científico. Dicas para pesquisadores e jovens cientistas. Rio de Janeiro: Garamond, 2010. [ Links ]

CALCAGNO, V.; DEMOINET, E.; GOLLNER, K.; GUIDI, L.; RUTHS, D.; MAZANCOURT, C. Flows of research manuscripts among scientific journals reveal hidden submission patterns. Science, n. 338, p. 1065-1069, 2012. [ Links ]

CASSANY, Daniel. Describir el escribir. Cómo se aprende a escribir. Buenos Aires: Paidós Comunicación, 2011. [ Links ]

CORTÁZAR, Julio. Clases de literatura. Berkeley; Buenos Aires: Alfaguara, 2013 [1980]. [ Links ]

GANS, J. S.; SHEPHERD, G. B. How are the mighty fallen: rejected classic articles by leading economists. Journal of Economic Perspective, v. 8, n. 1, p. 165-179, 1994. [ Links ]

GRAUERHOLZ, Liz. Creating and teaching writing intensive courses. Teaching Sociology, v. 27, p. 310-323, 1999. [ Links ]

HANAFI, Sari. University systems in the Arab East: Publish globally and perish locally vs publish locally and perish globally. Current Sociology, v. 59, n. 3, p. 291-309, 2011. [ Links ]

HARTLEYK, James. New ways of making academic articles easier to read. International Journal of Clinical and Health Psychology, v. 12, n. 1, p. 143-160, 2012. [ Links ]

JOHNSON, Brad; MULLEN, Carol. Write to the top: kow to become a prolific academic. New York: Palgrave, McMillan & Digital Printing, 2007. [ Links ]

KNORR CETINA, Karim. La fabricación del conocimiento. Un ensayo sobre el carácter constructivista y contextual de la ciencia. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes Editorial, 2005 [1981]. [ Links ]

MARTÃN, Eloísa. How double-blind peer review works and what it takes to be a good referee. Current Sociology, v. 64, n. 5, p. 691-698, 2016a. [ Links ]

_____ . Publicação acadêmica internacional e o lugar do Brasil na sociologia global. In: COSTA PINHEIRO, C.; BUARQUE DE HOLANDA, B.; MAIA, J. (Orgs.). Ateliê do Pensamento Social Práticas e Textualidades. Pensando a pesquisa e a publicação em ciências sociais, p. 47-70. Rio de Janeiro: FGV, 2016b. [ Links ]

_____ . Letters of rejection. Current Sociology, v. 63, n. 7, p. 937-942, 2015. [ Links ]

_____ . How to write a good article. Current Sociology, v. 62, n. 7, p. 949-955, 2014. [ Links ]

SLAFER, Gustavo A. ¿Cómo escribir un artículo científico? Revista de Investigación en Educación, n. 6, p. 124-132, 2009. [ Links ]

SOLACI, Luciana; PEREIRA, Mauricio. The introduction, methods, results, and discussion (IMRaD) structure: a fifty-year survey. Journal of Medicine Library Association, v. 92, n. 3, p. 364-367, 2004. [ Links ]

SOMERS, Patricia. Gênero e outras variáveis que influenciam na procrastinação acadêmica. Educação, v. 31, n. 1, p. 54-60, Jan./Abr. 2008. [ Links ]

STRATHERN, Marilyn (Ed.). Anthropological studies in accountability, ethics and the academy. London; New York: Routledge, 2000. [ Links ]

_____ . “Improving ratings”: audit in the British University system”. European Review, v. 5, Issue 3, p. 305 - 321, 1997. [ Links ]

VANDERSTRAETEN, Raf. Scientific communication: sociology journals and publication practices. Sociology, v. 44, n. 3, p. 559-576, 2010. [ Links ]

WALLACE, Mike; WRAY, Allison. Critical reading and writing for post graduates. 3. ed. London: Sage, 2016. [ Links ]

YORE, Larry; HAND, Brian; PRAIN, Vaughan. Scientists as writers. Science Education, n. 86, p. 672-692, 2002.

Downloads

Publicado

01-12-2018

Como Citar

Martín, E. (2018). Ler, escrever e publicar no mundo das ciências sociais. Sociedade E Estado, 33(03), 941–961. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-2018330300en1

Edição

Seção

Ensaio

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.