Diretrizes para autores

ESCOPO E POLÍTICA

Revista Sociedade e Estado (S&E) publica artigos, sempre originais, grande parte inéditos e de importância em sociologia e áreas conexas, que visem contribuir teórica, metodológica e empiricamente com essas áreas do conhecimento. A Revista SOCIEDADE E ESTADO publicará trabalhos em português, preferencialmente, podendo também publicar em espanhol, francês e inglês, a critério do Conselho Editorial e das plataformas nas quais está indexada. As seguintes categorias de trabalhos podem ser publicadas como trabalhos avulsos, em seções específicas ou dossiês temáticos:

Artigos Originais: Entende-se por artigo original aqueles que apresentam resultados de pesquisas empíricas e/ou teóricas capazes de comunicar uma investigação original. O artigo também pode descrever dados de pesquisa no texto disponibilizados em um repositório de dados. Não publicamos artigos que façam apenas revisões bibliográficas.

Ensaio: Entende-se como uma reflexão circunstanciada, com maior liberdade por parte do/a autor/a para defender determinada posição, que vise a aprofundar a discussão ou que apresente nova contribuição/abordagem a respeito de tema relevante. Não se entende que um ensaio se resuma a uma revisão bibliográfica, ainda que esta pode ser parte do texto.

Comentário Crítico: O seu objeto ou foco é outro artigo ou artigos publicados na revista S&E, isto é, um texto que comenta outro(s) artigo(s). O comentário crítico é solicitado pelos(as) editores(as) de S&E ou pelos/as organizadores/as de Dossiês. No entanto, autor(es)/a(s) podem sugerir a publicação de um Comentário Crítico, consultando previamente a editoria. Esta também poderá sugerir que, em caso de avaliações em aberto, um ou mais pareceres sobre um artigo submetido seja(m) publicado(s) na forma de Comentário Crítico.

Entrevista: A S&E publica entrevistas. Ao serem submetidas, a equipe editorial analisará a pertinência e o interesse de tal para a revista, podendo recusá-la ou aceitá-la. As entrevistas devem conter uma breve apresentação com uma sumária discussão teórica e referências bibliográficas.

Discurso: O discurso é um documento de uma fala ou uma apresentação oral de algum/a autor/a de grande relevância na área científica ou de tema inédito. A equipe editorial analisará a pertinência e o interesse de tal para a revista, podendo recusá-la ou aceitá-la.

Resenha Crítica de Livros: A publicação de resenhas está temporariamente suspensa. Em casos excepcionais, e após consulta prévia à Direção, a S&E poderá aceitar resenhas críticas de livros.

Tradução: A S&E aceita publicar traduções para o português de artigos originais escritos em outro idioma. Consultar regras no item IV.

Dossiê: A revista aceita publicar dossiês. Estes devem ser aprovados e acordados previamente pela Direção. Consultar regras no item III.

 

FORMA E PREPARAÇÃO DE MANUSCRITOS:

 I - POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DE MANUSCRITOS

  1. A Sociedade e Estado publica documentos de autor(es)/a(s) com titulação mínima de doutor(es)/a(s). Não doutores/as podem ser coautores de artigos que tenha ao menos um doutor/a.

  2. A submissão de um artigo na S&E implica que ele não tenha sido publicado total ou parcialmente como parte de livros ou em revistas e que não tenha sido enviado simultaneamente a outro periódico. Manuscritos em plataformas de preprint são considerados inéditos.

  3. As submissões são realizadas apenas pelo site da Sociedade e Estado por meio do link http://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/about/submissions. Esta revista não requer taxas de submissão de artigos e de avaliação, bem como não há taxas de acesso aos artigos publicados.

  4. Os artigos recebidos passam por uma primeira avaliação (desk review), realizada pela Direção, segundo as normas editoriais e o escopo da revista. Em caso de rejeição nesta etapa, uma carta explicando os motivos é encaminhada ao/à autor(a). Em caso positivo, a Direção encaminha o artigo a avaliadores(as) ah hoc com reconhecida expertise no tema.

  5. Há quatro resultados possíveis nesta segunda etapa: aprovado para publicação sem modificações, aprovado para publicação condicionada a modificações, revisar e ressubmeter e recusado. A ressubmissão significa um novo processo de avaliação a partir de pareceres duplo cego. Artigos recusados não poderão ser ressubmetidos.

  6. Eventuais sugestões ou indicações de modificação de estrutura e/ou conteúdo que se façam necessárias serão notificadas ao/a autor/a, que se encarregará de fazê-las no prazo máximo de 30 dias. Caso tais modificações não sejam realizadas a contento, o artigo não estará aprovado.

  7. O(s)/a(s) autor(es)/a(s) deve encaminhar, junto ao artigo revisto, uma carta à Direção Editorial na qual responderá às recomendações, sugestões e críticas dos(as) pareceristas, indicando as mudanças realizadas e justificando aquelas não incorporadas.

  8. Todos os textos aprovados são submetidos a processo de revisão ampla, ortográfica, gramatical e estilística. Os textos já revisados passarão por aprovação dos autores antes da publicação. A revisão visa assegurar a compreensibilidade e qualidade formal dos artigos veiculados na Revista. A Direção se reserva o direito de não publicar artigos cuja reformulação desconsidere as sugestões do(a) revisor(a) sem justificação razoável. Cabe ao autor apontar, no documento de pré-edição, as demais correções necessárias. Mudanças não poderão ser realizadas após o período de revisão, uma vez entregue o arquivo final (em pdf) para a publicação.

  9. Os(as) pareceristas convidados(as) devem julgar os manuscritos tendo como único interesse o avanço do conhecimento científico. Com o objetivo de fomentar o debate acadêmico qualificado, S&E se reserva a liberdade de compartilhar as avaliações de um dado manuscrito com os(as) demais pareceristas convidados(as), mantendo-se o anonimato. Os pareceres poderão ser eventualmente publicizados, desde que haja interesse da Direção da revista e anuência dos(as) autores(as) e pareceristas. Quando houver qualquer suspeita de conflitos de interesse que possa prejudicar a objetividade e imparcialidade de sua deliberação, recomenda-se que os(as) envolvidos(as) comuniquem-na à equipe editorial.

  10. É facultada ao/à(s) autor(es)/a(s) a submissão de artigos já disponibilizados em servidores de preprint, exceto para artigos que comporão dossiês. Para tanto, deve/m preencher o formulário específico no site da Revista no ato do envio do manuscrito. Estes manuscritos deverão informar a localização virtual do mesmo (link, DOI etc.) e serão submetidos à revisão cega, em que somente os pareceristas tomam conhecimento da identidade do(a) autor(a). Manuscritos não disponibilizados em servidores preprint continuam sendo avaliados no sistema duplo-cego, no qual nem pareceristas, nem autores(as) conhecem suas identidades. A lista completa de servidores de preprints aceitos pela revista pode ser consultada em: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/preprint

  11. Não são aceitos artigos que evidenciem plágio ou mais de 20% de autoplágio, sendo esses devidamente referenciados ao trabalho original. A Revista utiliza métodos de detecção de plágio por meio de softwares e pesquisa. Questões de natureza ética e boas práticas acadêmicas devem ser observadas pelos/as autores/as, como explicitar as fontes de financiamento e a aprovação por comitês de ética das pesquisas geradoras dos artigos, quando for o caso. Declaração a este respeito é solicitada a autor/a(es/as) no ato da submissão;

  12. Os dados (que deverão estar sempre disponíveis para eventual consulta), análises e opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade dos autores(as).

  13. Autores/as que participaram da Revista deverão observar o prazo de 24 meses entre a data da publicação do artigo e a nova submissão;

  14. Não serão permitidos acréscimos ou modificações por parte dos/as autores/as depois que os textos tiverem sido submetidos à Revista, a não ser nos casos solicitados pela editoria após avaliações por pares.

  15. Os trabalhos devem ser apresentados dentro do padrão culto do idioma nacional ou estrangeiro, podendo ser solicitado ao/à autor/a sua revisão por parte de profissional especializado/a.

  16. Autores(as) que submetem artigos à Revista assumem o compromisso de emitir pareceres. A Direção da revista se reserva o direito de não submeter à segunda etapa de avaliação (duplo parecer cego por pares) artigos cujos(as) autores(as) reiteradamente declinam a emissão de pareceres quando convidados pela Revista.

  17. Após os procedimentos de alteração e adequação dos artigos, seguindo as recomendações dos/das pareceristas, a Direção poderá recusar o artigo caso avalie que este não correspondeu as exigências necessárias para ser publicado.

 

II - FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

  1. Para a submissão on-line, deve-se realizar as duas etapas a seguir:
  • Preencher o formulário de apresentação e identificação disponibilizado no link https://forms.gle/vmdXtxh6U4GXUvMN7. Neste documento, serão fornecidos os seguintes dados: o título do artigo abrangendo até 100 caracteres com espaço, resumo e dados biográficos de cada autor/a (titulação acadêmica, cargo que ocupa no momento da submissão do artigo e publicações relevantes mais recentes, registro na plataforma Lattes e no Open Researcher and Contributor ID (ORCID), cidade, estado, país, gênero, cor/raça, data de nascimento, e-mail e a contribuição no artigo) e breve justificativa de pertinência temática do artigo à linha editorial da revista. Informações que revelem a autoria do texto e agradecimentos também podem ser incluídos aqui. A lista com as diferentes formas de contribuições no artigo se encontra no item V.
  • Anexar o arquivo do documento principal, ou seja, a versão do manuscrito que será lido pelos avaliadores ad hoc. Este arquivo pode estar em formato .odt, .rtf, .doc ou .docx. Para submissões no sistema duplo-cego, o artigo deve ser enviado sem qualquer tipo de referência ou informações que possibilitem a identificação dos(as) autores(as), constando somente o título, o resumo, o texto e as referências bibliográficas. Figuras, tabelas e imagens devem ser enviadas em arquivos em separado, em formatos que possam ser editáveis. Para submissões de manuscritos previamente disponibilizados em servidores preprints, não é preciso deixar o texto anônimo.
  1. Os textos submetidos devem ser inéditos e exclusivos durante o processo de avaliação na S&E. O manuscrito deverá ser apresentado em versão final, com correção ortográfica e gramatical no idioma correspondente e sem marcas de revisão. Os documentos Artigo Original e Ensaio deverão ter entre 40 mil e 60 mil caracteres (com espaço), incluindo a bibliografia, tabelas e diagramas. Os documentos Comentário Crítico e Entrevista deverão ter entre 30 e 50 mil caracteres (com espaço), incluindo a bibliografia, tabelas e diagramas. O documento Discurso deve conter entre 10 e 45 mil caracteres (com espaço), incluindo a bibliografia, tabelas e diagramas. As resenhas, quando aprovadas pela editoria, devem ter entre 10 e 15 mil caracteres. Textos que ultrapassem esses limites serão devolvidos aos(às) autores(as) para adequação. O(s)/a(s) mesmo(s)/a(s) autor(es)/a(s) não poderá(ão) submeter mais de um artigo, mesmo que em coautoria, de forma simultânea à S&E.

  2. Os artigos devem ser submetidos em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5.

  3. Os artigos deverão vir acompanhados de um resumo em Português de até 150 palavras, com tradução em Inglês (abstract), que sintetize o(s) objetivo(s), métodos e principais conclusões. Também deverão trazer cinco palavras-chave em português e inglês (keywords), separadas por ponto e vírgula, bem como o título em inglês. Artigos em outros idiomas devem incluir esses mesmos elementos em português, inglês e na língua escolhida;

  4. As notas devem ser de natureza substantiva (não bibliográfica) e reduzidas ao mínimo necessário, não ultrapassando 850 caracteres com espaço (equivalente ao máximo de 7 ou 8 linhas). As menções a autores/as no correr do texto devem subordinar-se à forma (autor/a, data, página);

  5. As citações textuais aparecerão “entre aspas” no corpo do texto, quando inferiores a três linhas, e em novo parágrafo, com recuo, corpo 10, quando com três linhas ou mais. Citações devem ser traduzidas à língua de redação do artigo, seguidas normas da ABNT;

  6. Os gráficos e tabelas devem ser acompanhados das respectivas planilhas que os originaram, em arquivo separado e editável, com indicação das unidades em que se expressam os valores e as fontes correspondentes. Imagens em alta definição não deve ser incluídas dentro do documento principal, podendo ser anexadas separadamente. Todos os gráficos e tabelas devem conter títulos e fontes. Em caso de elaboração própria, ainda assim citar qual a base ou fonte utilizada para a elaboração.

  7. As tabelas e gráficos deverão ser numerados (acompanhando a sequência em que são citados no texto) e confeccionados em Excel ou no próprio Word. Eles deverão ser enviados separados do arquivo de texto.

  8. A bibliografia será apresentada ao final do texto, em ordem alfabética pelo último sobrenome do/a autor/a, de acordo com as normas usuais da ABNT. Exemplos:
  • - Em caso de livro:
    BHAMBRA, Gurminder. Connected sociologies. London: Bloombury, 2014. 
  • - Em caso de artigo:
    SORJ, Bila. “Sociologia e trabalho: mutações, encontros e desencontros”. Rev. bras. Ci. Soc., v. 15, n. 43, p. 25-34, Jun. 2000.
  • - Em caso de coletânea:
    TOLEDO, M. R. A. “A Companhia Editora Nacional e a política de editar coleções”, in: BRAGANÇA, A. (Org.). Impresso no Brasil. Dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
  • - Em caso de teses:
    SANTOS, Mariza Veloso Motta. Patrimônio Histórico e Artístico Nacional:O mapeamento de uma formação discursiva. Tese de Doutorado em Sociologia, Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília, Brasília, 1991.
  1. A responsabilidade da matéria publicada pela revista é exclusiva do/a autor/a, não expressando opinião da Direção, do Conselho Editorial ou do Conselho Honorário da Revista


III - Regras para propostas de dossiês à Sociedade e Estado

  1. Sociedade e Estado poderá intercalar dossiês com números de fluxos contínuos.

  2. O dossiê terá entre cinco e sete artigos, seguindo as especificações gerais de publicação da Sociedade e Estado aos/às autores/as.

  3. As propostas de dossiê serão recebidas por livre demanda pela Equipe Editorial, que avaliará sua pertinência à Revista.

  4. Os dossiês podem conter Artigos Originais, Ensaios, Comentários Críticos, Entrevistas, Discursos e Traduções (este último, ver item IV). Organizadores/as de Dossiês podem convidar outros/as autores/as para realizarem um Comentário Crítico de um ou mais artigos do Dossiê.

  5. Cada proposta deve conter sucinta discussão teórica do tema do dossiê, currículo do(a/s) proponente(s), resumo e abstract de cada artigo, bem como breve currículo de seus/suas autores/as. O(A/s) responsável(is) pelo dossiê deve(m) ser doutor(a/s) e possuírem reconhecida atuação acadêmica na área das Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia.

  6. Dentre o conjunto de artigos, pelo menos, dois deles devem ser em língua inglesa ou um em língua inglesa e um em língua espanhola. Além disso, eles devem ter duas/dois autoras/es com vinculação a instituições estrangeiras. O(A/s) responsável(is) pelo dossiê poderá/ão assinar apenas um artigo, preferencialmente em coautoria. A apresentação do dossiê ficará a cargo dele(a/s), devendo ser breve (de 08 a 10 páginas com referências), se ater à importância do dossiê e dos artigos que o compõem. Essa apresentação não está incluída no número de artigos do dossiê.

  7. Se aceita a proposta, o prazo de envio dos artigos completos será definido pela Sociedade e Estado. Cada manuscrito deverá ser submetido conforme as instruções dadas anteriormente, seguindo os mesmos procedimentos do fluxo contínuo. Na hora da submissão, o(s)/a(s) autores(as) deverá(ão) especificar que o manuscrito compõe um dossiê.

  8. Os/as organizadores/as dos Dossiês tornam-se automaticamente Editores Especiais durante o processo de tramitação e avaliação deles. Possíveis pareceristas para os artigos poderão ser sugeridos/as à Direção da Revista pelo(s) organizadores(as) dos Dossiês, mediante compromisso de sigilo sobre a autoria dos artigos por parte deles.

  9. Revisões especializadas dos artigos em língua inglesa ou em outras línguas estrangeiras poderão ser solicitadas ao/a (s) responsável(is) pelo dossiê.


IV - Regras para tradução de artigos

Sociedade e Estado recebe proposta de tradução de artigos em fluxo contínuo, a qual deve vir acompanhada de justificativa sobre a sua relevância, credenciais do/a autor/a e da publicação original, apresentação do/a proponente e do/a tradutor/a. A tradução implica na responsabilidade do/a proponente em obter a devida autorização de direitos autorais, revisar a versão em língua portuguesa e prepará-la dentro da formatação da revista. Caso aprovada pela Equipe Editorial, a tradução será publicada apenas no portal de periódicos online da UnB, o Open Journal System (OJS/PKP).

 

V - Lista de Contributos

A revista adota o sistema de especificação CRediT (Contributor Roles Taxonomy) que é mantido pela NISO. Assim, a S&E define 10 diferentes papéis ou funções de autoria, descritos como segue abaixo. No momento da submissão do artigo, o(s)/a(s) autor(es)/a(s) deve(m) especificar a função/papel de cada autor/a na produção do texto. Estes serão publicados junto ao documento, caso ele seja aprovado.

  1. Conceitualização: ideias, formulação ou evolução de objetivos e metas abrangentes da investigação.
  2. Curadoria dos dados: atividades de gestão no que respeita à produção de metadados, limpeza e manutenção de dados de pesquisa (incluindo código de software) para utilização inicial e reutilização.
  3. Análise formal: aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar os dados do estudo.
  4. Investigação: realização de um processo de investigação, executando especificamente as experiências e a recolha de dados/evidências.
  5. Metodologia: desenvolvimento ou desenho da metodologia e/ou criação de modelos.
  6. Administração do projeto: responsabilidade de gestão e coordenação pelo planeamento e execução das atividades de investigação.
  7. Supervisão: responsabilidade de supervisão e liderança pelo planeamento e execução da atividade de investigação, incluindo orientação externa à equipa principal.
  8. Validação: verificação, seja como parte da atividade ou separada, da replicabilidade geral dos resultados e das experiências e outros resultados de investigação.
  9. Redação do rascunho original: preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, redação específica do rascunho inicial (incluindo tradução substantiva).
  10. Redação: revisão e edição: preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por pessoas do grupo de pesquisa original, revisão crítica, comentário ou revisão, incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.

 

VI - Dúvidas
Quaisquer dúvidas sobre o processo de submissão ou de avaliação de artigos podem ser elucidadas pelo e-mail: revistasol@unb.br.