TRADIÇÃO E NEO-MODERNIDADE NA AMÉRICA LATINA: ETNICIDADE E GÊNERO

Autores/as

  • Lia Zanotta Machado Universidade de Brasília (UnB)

Palabras clave:

.

Resumen

Examina-se a atual controvérsia nas Ciências Sociais sobre a
identidade latino-americana revelando-se seu embasamento em concepções
divergentes das categorias de modernidade e diversidade cultural.
O caráter simultaneamente local e internacionali:ado dos movimentos
sociais que eclodiram na América Latina a partir dos anos
70 — especialmente de indígenas e de mulheres — aponta para a configuração
de uma nova linguagem politico-cultural em que se articulam
tradição e neo-modernidade ocidental. Tomando como referência
empírica o depoimento de uma líder indígena da Guatemala, analisase
o processo de construção de identidade étnica e de gênero que se
faz no confronto e na articulação política entre alteridades culturais.
Nem mero resgate da tradição, nem submissão à modernidade, nem
dissolução da tradição, nem repúdio à modernidade, o discurso funda-
se na articulação e constitui o paradoxo da desconstrução e construção
da igualdade e da diferença. A alteridade cultural se introduz e
é introduzida no discurso da neo-modernidade ocidental. O reconhecimento
da multiplicidade de lógicas sociais torna-se possível porque
visível na cena política.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lia Zanotta Machado, Universidade de Brasília (UnB)

Professora do Departamento de Antropologia da UnB, doutora em Ciências Humanas
(Sociologia) pela USP.

Citas

BARTOLOMÉ, Miguel M. (1988) - La dinâmica social de los Mayas del Yucotán. México:

Instituto Nacional Indigenista.

BERMAN, Marshall (1986) - Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Cia. das Letras.

BONFIL BATALLA, Guillermo (1988) - La teoria del Control Cultural en el estúdio de Procesos

Étnicos. Anuário Antropológico/86. Editora Universidade de Brasília.

. (1987) - México profundo: una civilización negada. México: Secretaria de Educación

Pública.

. (1981)- Utopia y revolución. México: Editorial Nueva Imagem.

BORNHEIM et. al. (1987) - Tradição-contradição. Rio de Janeiro: Zahar/FUNARTE.

BOURDIEU, Pierre (1980) - Le mort saisit le vif. In: Actes de la Recherche en Sciences Sociales,

n. 32/33. Paris: Minuit.

BRUNNER, J.J. (1988)- UnEspejo trizado. FLACSO.

BURGOS, Elizabeth (1985) - Me llamo Rigoberta Menchu y astme nació la conciencia. México:

Siglo Veintiuno.

CALDERÓN E JELIN, E. (1987) - Classes sociais e movimentos sociais na América Latina:

perspectivas e realidades. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 5, v.2, out.

CARDOSO, Ruth (1987) - Movimentos sociais na América Latina. Revista Brasileira de Ciências

Sociais, ANPOCS, n.3, v.l.

CARRIÓN, Lucfa (1988)- Ecuador: la familia del sector popular urbano. In: Familia y desarrollo

en America Latina y el Caribe. UNESCO.

CARVALHO, J.J. (1988) - A Antropologia e o niilismo filosófico contemporâneo. Anuário

Antropológico/86. Editora Universidade de Brasília Tempo Brasileiro.

CLACSO, (1987) - Comunicación y Culturas Populares en Latinoamérica. México: Ediciones

Gill.

CANCLINI, Néstor (1987) - Un debate entre tradición y modernidade? Davidy Goliath. Revista

dei CLACSO, n.52, set.

DUMONT L. (1985) - Individualismo: por uma perspectiva antropológica da ideologia moderna.

Rio de Janeiro: Rocco.

FEIJOÓ, Maria del Carmen (1984) - Las luchas de un barrio y la memória colectiva. Buenos

Aires: Estudos CEDES.

FONSECA, Claudia - Aliados e rivais na família: o conflito entre consangüíneos e afins em

uma vila porto-alegrense. Revista Brasileira de Ciências Sociais. ANPOCS, n. 4, v.2.

FRANCHETTO, CAVALCANTI e HEILBORN (1981) - Antropologia e Feminismo. In:

Perspectivas Antropológicas da Mulher. Rio de Janeiro: Zahar.

GUZMÁN-BOCKLER y HERBERT (1974) - Guatemala: Una interpretación historico-social.

México: Siglo XXI.

HARVEY, David (1989) - The Condition of Post-Modernity. Oxford: Basil Blackwell.

ITURRALDE, Diego (1989) - Naciones Indígenas y Estados Nacionales en America Latina

hacia el ano 2000. Quito: Unesco, mimeo.

. (1988) - Esa, otra nación, plural, liberada. In: Estudios y Documentos. Venezuela e

Paris: UNESCO.

JELIN, Elizabeth (1985) —Los NuevosMovimientosSociales n. 1 Buenos Aires: Centro Editor

de América Latina.

KRISTEVA, Júlia (1988) - Etrangers a Nous Memes. Paris: Fayard.

. (1979) Les Temps des Femmes. In: Cahiers de Recherche de Science des Textes et Documents,

n. 5, p. 33/44, Paris.

LACLAU, Ernesto e MOUFFE, Chantal (1985) - Hegemony and Socialist Strategy. Towards

a radical democratic politics. Verso. London.

LENTZ, Carola (1986) — De Regidores y Alcaides a Cabildos. Cambios en la estructura socio-

politica de una comunidad indigena de Cojabamba/Chimborazo. Ecuador Debate,

n. 12, deciembre.

LYOTARD, J.F. (186) - O Pós-Modemo. Rio de Janeiro: José Olympio.

MACHADO, Lia Z. (1990) - Feminismo, Academia e Interdisciplinaridade. Série Antropologia,

n. 104, Brasília, Departamento de Antropologia, Universidade de Brasilia.

. (1989) - O Desafio Politico da Heterogeneidade Cultural. Quito: Unesco, mimeo.

. (1988) - Tradição e Modernidade no Futuro da América Latina. Caracas: Unesco,

mimeo.

MADEL, Luz (org.) (1982) - O lugar da mulher: estudos sobre a condição feminina na sociedade

atual. Rio de Janeiro: Graal.

MAFFESOLI, Michel (1984)-A Conquista do Presente. Rio de Janeiro: Rocco.

MARCUS, George (1990) - Past, Present, and Emergent Identities: Requirements for Etnographies

of Late Twentieth Century Modernity Worldwide. Reunião Anual da Associação

Brasileira de Antropologia, abril, Florianópolis, mimeo.

MAYER, Amo (1987)-A Força da Tradição. São Paulo: Cia das Letras.

MOI Toril (1986) - The Kristeva Reader. London: Basil Blackwell, edit.

MORSE, Richard (1989)- A miopia de Schwartzman. Novos Estudos CEBRAP, n. 24, jul.

. (1988) - O Espelho de Próspero, Cultura e Idéias nas Américas. São Paulo: Cia das

Letras.

NIETZCHE, F. (1986) - Vontade de Potência. Rio de Janeiro, Ed. de Ouro.

PAOLI, Maria Célia (1982) - Os Trabalhadores Urbanos na fala dos outros: tempo e espaço e

classe na história. Comunicação, n. 7 Rio de Janeiro: Museu Nacional.

RAMIREZ, M., Sérgio (1989) - Revolución, identidad nacional y cultura. Cuademos de Sociologia,

n. 9-10 Nicarágua: Universidad Centroamericana.

REEVE, Mary Elizabeth (1988) -Los Quichua delCuraray. Quito: Ediciones Abya Yala.

RETAMAR, Roberto Femández (1989) - Calihan e outros Ensaios. São Paulo: Vida.

RIBEIRO, Gustavo (1989) - Latin American and the Development Debate. Série Antropologia,

n.85, Brasília: Departamento de Antropologia, Universidade de Brasilia.

RODRÍGUEZ, Amelia (1988) - Familia y Crisis en el Salvador de hoy. In: Familia y Desarrollo

en América Latina y el Caribe. UNESCO.

SANTIAGO, Silviano (1991) - Modernidade e tradição popular. Revista Brasileira de Literatura

Comparada, v.l. Niterói, mar.

SCHWARTZMAN, Simon (1989) - O Gato de Cortázar. Novos Estudos. CEBRAP.n. 25, outubro,

p. 191-203.

. (1988) O Espelho de Morse. Novos Estudos, CEBRAP, n. 22, outubro, p. 185-192.

UNTOJA, YAMPARA e APAZA (1990) - Anteprojeto de ley de naciones: ayllus, comunidades.

La Paz: Reunión Anual de Etnologia, mimeo.

URIOSTE, Miguel (1990) - Anteprojeto de Ley de Comunidades Campesinas. CEDLA, La

Paz: Reunião Anual de Etnologia, mimeo.

VATTIMO, Gianni (1986) - El fin de la modernidad. Nihilismo y Hermeneutica en la cultura

postmodema. Barcelona: Gedisa.

YÚDICE, George (1991)- Postmodemity and transnational capitalism in Latin America. Revista

Brasileira de Literatura Comparada, v. 1, Niterói, mar.

Publicado

2022-08-12

Cómo citar

Machado, L. Z. . (2022). TRADIÇÃO E NEO-MODERNIDADE NA AMÉRICA LATINA: ETNICIDADE E GÊNERO. Sociedade E Estado, 6(01), 125–149. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/43602