Parlamentares × jornalistas:

a dinâmica política das mídias legislativas da Câmara dos Deputados

Autores

  • Cristiane Brum Bernardes Câmara dos Deputados (Cefor)

Resumo

A compreensão das relações entre parlamentares e jornalistas e das consequências desse relacionamento na produção de informações sobre o Parlamento e no funcionamento dos veículos legislativos da Câmara dos Deputados é o objeto desta reflexão. O percurso teórico inclui as formulações de Pierre Bourdieu sobre a dinâmica dos campos sociais e das disputas simbólicas. As tensões e sobreposições de diferentes visões sobre a atuação da mídia nos processos de representação e participação políticas são aspectos essenciais da análise. Um dos pontos chave é o conflito entre duas diferentes lógicas de ação social implementadas pelos atores envolvidos no processo: a lógica política e a lógica jornalística. A partir de entrevistas e da técnica da observação-participante, o artigo analisa como essa tensão interfere no trabalho e no discurso dos jornalistas sobre a própria atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Brum Bernardes, Câmara dos Deputados (Cefor)

Doutora em ciência política (Iesp/Uerj); docente e pesquisadora do mestrado em ciência política do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor).

Downloads

Publicado

07-03-2016

Como Citar

Bernardes, C. B. (2016). Parlamentares × jornalistas:: a dinâmica política das mídias legislativas da Câmara dos Deputados. Sociedade E Estado, 28(3), 663–689. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5843