Diretrizes para Autores

Recomendamos a leitura atenta das Diretrizes para Autores e sobre o Processo de Avaliação da SiD

O não cumprimento das normas editoriais poderá implicar na rejeição do texto pela Equipe Editorial da SiD.

A revista Sustainability in Debate - SiD, de caráter interdisciplinar, publica textos sobre a sustentabilidade em suas diversas dimensões e tem o objetivo de ampliar o debate científico sobre o desenvolvimento sustentável e criar um canal direto de pesquisa, nas mais variadas escalas territoriais e sobre temas afins, tais como: gestão ambiental, conflitos socioambientais, saúde e meio ambiente, governança ambiental, mudanças climáticas, tecnologias e processos produtivos sustentáveis.

Para a submissão de textos, que devem ser inéditos e sem submissão/avaliação simultâneas por outras revistas, deve-se observar as seguintes informações:

 

Tipos de Textos Publicados 

Textos com Avaliação Anônima Dupla

Textos em forma de artigos, ensaios ou resultados de pesquisa sobre o tema da sustentabilidade em suas diversas dimensões (ambiental, social, econômica, cultural, institucional e outras) submetidos para um Dossiê Temático ou para a categoria Varia.

Esses são primeiramente submetidos à avaliação interna e, uma vez aceitos pelos editores-chefes, seguem para o início do processo de revisão por pares externa (double blind peer- review).

  • A respeito do ineditismo, SiD se dispõe a examinar trabalhos que tenham sido publicados em anais de eventos, desde que tal informação conste em nota associada diretamente ao título.
  • Textos de revisão sistemática de literatura não são elegíveis para publicação na SiD.

 

Idiomas 

Devido à sua política de internacionalização, a SiD utiliza como língua primária o inglês, possibilitando que os artigos se tornem mais visíveis e acessíveis aos leitores de todo o mundo quando publicados.

De qualquer forma, para uma primeira rodada de avaliação, os textos podem também ser submetidos em português, francês ou espanhol, sendo, logo que aceitos (aceite de 1ª rodada), traduzidos para o inglês (por conta dos autores). Os artigos só são de fato aceitos para publicação após o aceite da 2ª rodada, com o envio de uma versão traduzida/revisada com rigor acadêmico, ou seja, não serão aceitas traduções feitas por softwares do tipo Google Translator.

A aceitação nessa rodada é essencial para que o seu trabalho tenha o aceite final, e seja publicado (na língua inglesa, e na original – se for o caso).

 

Taxa de Submissão 

Em consonância com os princípios da ciência aberta e as normas vigentes na comunidade acadêmica, optamos por suspender a cobrança de taxa de submissão. Essa decisão reflete nosso compromisso em promover o acesso difuso ao conhecimento, aprimorar a transparência na disseminação de pesquisas e fomentar a inclusão no discurso científico. Ao eliminar as taxas, almejamos remover barreiras financeiras que possam dificultar a participação de pesquisadores de diferentes origens socioeconômicas, cultivando assim um ambiente de pesquisa mais inclusivo e colaborativo. Acreditamos que essa iniciativa não apenas aumentará a integridade e a credibilidade de nossa revista, mas também contribuirá para avançar os objetivos mais amplos da ciência aberta.

Declaração de Ética

Recomenda-se também a leitura da Declaração sobre ética e más práticas de publicação.

A autoria do artigo deve ser limitada aos que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, desenho, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Se outras pessoas participaram de certos aspectos substantivos do projeto de pesquisa, devem ser creditadas ou listadas apenas como colaboradoras, em uma nota ou nos agradecimentos.

O autor correspondente deve garantir que todos os coautores foram incluídos no local apropriado do manuscrito, e que todos viram e aprovaram a versão final do documento, concordando com a sua submissão para avaliação e eventual publicação na SiD.

Os artigos científicos que envolvem pesquisas com seres humanos devem atender aos princípios e procedimentos da Comissão Nacional de Ética (CONEP) e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), definidos nas Resoluções 466/2012 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde.

 

 

NORMAS DE SUBMISSÃO

Para a submissão, após o devido cadastro ou acesso no website, devem ser enviados dois arquivos no sistema da revista SiD:

  • Uma folha de rosto contendo título e informação dos autores:
    • Deve conter o título do artigo (em inglês e segunda língua – original ou português) e informações dos autores:
    • Nome, maior titulação, cargo/vínculo institucional (nome da instituição por extenso), cidade, estado (sigla), país e endereço eletrônico, em Arial 12;
    • Pós-doutorado ou curso em andamento não são titulações;
  • Uma versão cega do artigo, com título, resumo, texto (com tabelas, figuras e outros), e referências.

 

Autoria/Filiação 

No caso de submissão de artigos, ensaios, resultados de pesquisa e resenhas, solicitamos que o primeiro autor tenha, no mínimo, a titulação de Mestre. Artigos submetidos sem cumprir esse requisito serão rejeitados pela equipe editorial.

No momento da submissão, todos os autores devem obrigatoriamente informar a sua maior titulação e afiliação nos campos apropriados do "Metadados", conforme exemplo:

  • Afiliação e Instituição:  Maior título (inglês), Vínculo (inglês), Centro (original), Universidade (original), Cidade, Sigla Estado, País (inglês)
    • Ex: PhD in Sustainable Development, Researcher, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brazil
  • ORCID:  deve ser incluído para todos os autores – cadastro em: https://orcid.org/register
  • Resumo da biografia: pode ser breve;

Obs.: Os autores com título de Doutor são também convidados a assumir o papel de avaliadores na SiD.

  

Formatação

Todos os textos submetidos à SiD devem ser apresentados em formato eletrônico, digitados em processadores de texto, como Microsoft Word ou compatível.

 

Folha de rosto com informação dos autores

Deve conter o título do artigo (em inglês e segunda língua – original ou português) e informações dos autores:

  •  Nome, maior titulação, cargo/vínculo institucional (nome da instituição por extenso), cidade, estado (sigla), país e endereço eletrônico, em Arial 12;
  • Pós-doutorado ou curso em andamento não são titulações.

Número de caracteres

O texto deve conter de 30 mil a 50 mil caracteres (com espaços) incluindo a listagem bibliográfica, notas, anexos, tabelas, etc.

Títulos

Os títulos devem expressar o conteúdo do trabalho e ainda facilitar a sua localização em uma busca pela internet.

  • Devem ter no máximo 20 palavras, somente com a primeira letra em caixa alta, com exceção dos nomes próprios;
  • Disponibilizado em inglês e em uma segunda língua (original ou português):
  • Fonte Arial 16, em negrito, alinhado à direita, com espaçamento simples entre as linhas;
  • O título na segunda língua deve ser destacado somente em itálico;

                       Ex: The risk of backtraking on brasilian pesticide regulation

                             Risco de retrocesso na legislação brasileira sobre o uso de agrotóxico

Resumo/Abstract

Devem ser inseridos na versão cega do artigo (sem informação dos autores):

  • 100 a 150 palavras, em Arial 12, justificado, espaçamento simples entre linhas;
  • resumo não é uma mera formalidade, é o cartão de visita do texto;

Obs.: Muitos autores têm seus trabalhos rejeitados sumariamente quando não levam em consideração a necessidade de uma tradução com rigor acadêmico, sem o uso de softwares de tradução do tipo Google Translator.

Palavras-chave

Assim como o título e o resumo, são também o cartão de visita do texto. Por isso, recomenda-se a escolha de termos ilustrativos do conteúdo do texto, como conceitos, lugares, métodos, dentre outros:

  • Devem ser disponibilizadas de 4 a 6 palavras-chave, escritas em duas línguas (inglês e segunda língua – original ou português);
  • Fonte Arial 12, abaixo do Resumo/Abstract, separadas por ponto;

Corpo do texto

  • Em Arial 12, preto, margens esquerda e superior de 3,0 cm e margens direita e inferior de 2,0 cm, com espaçamento de 1,5 entre linhas;
  • Deve-se usar itálico para palavras estrangeiras e sublinhados em endereços eletrônicos;
  • Deve-se incluir numeração nos subtítulos, não contendo mais de dois níveis (ex.: 3.1). A partir desse nível, deve-se empregar o uso de subtítulos em itálico;
  • Notas de rodapé devem ser evitadas, sendo dispostas em algarismos arábicos ao final do texto (no formato de endnotes), antes das referências bibliográficas;
  • A Introdução e a Conclusão também devem ser numeradas.

Ilustrações, tabelas, gráficos, figuras e similares

  • Após a quarta figura ou tabela, cada nova adição contará como 1500 caracteres do total do artigo;
  • Devem ser enviados no corpo do texto, com uma resolução mínima de 600 dpi;
  • Legendas, títulos, autorias e fontes, em Arial 10, com espaçamento simples entre linhas;
  • O uso de imagens de outros autores (fotos, mapas, gráficos) deve ser feito com certificação do domínio público ou autorização para a reprodução.

Material suplementar e anexos

  • A SiD não publica material suplementar ou anexos - esses devem ser introduzidos no corpo do texto de acordo com as regras estabelecidas quanto ao número de figuras e tabelas (acima);

 

Referências Bibliográficas 

A inclusão das referências bibliográficas utilizadas é obrigatória para a consideração de todos os textos enviados à revista SiD e devem seguir as seguintes regras:

Corpo do texto

a) As referências ou chamadas bibliográficas no corpo do texto devem adotar o sistema autor-data -página (a última no caso de citações diretas), também chamado de sistema parentético;

b) A indicação da fonte é feita pelo último sobrenome do autor ou pelo nome por extenso da instituição responsável pela publicação, até o primeiro sinal de pontuação, seguido da data de publicação do documento (ano) e da(s) página(s) da citação (apenas nos casos de citações diretas). Os três componentes devem ser separados uns dos outros por vírgulas e devem estar entre parênteses:

  • Referência no texto, com citação direta:
    • Bobbio (1995, p. 30) nos lembra, ao comentar esta situação, que os “juristas medievais justificavam formalmente a validade do direito romano ponderando que este era o direito do Império Romano que tinha sido reconstituído por Carlos Magno com o nome de Sacro Império romano.”
  • Referência no texto, em paráfrase:
    • Merrian e Caffarella (1991) observam que a localização dos recursos tem um papel crucial no processo de aprendizagem autodirigida.
  • Final do Parágrafo: Vale lembrar que quando a referência aparecer no final do parágrafo, o(s) sobrenome(s) do autor(es) deve ser grafados em caixa alta e inseridos entre parênteses.
    • Ex.: "(...). A localização dos recursos tem um papel crucial no processo de aprendizagem autodirigida (MERRIAM e CAFFARELLA, 1991).
  • Referência no texto, com citação direta:
      • “A comunidade tem que poder ser intercambiada em qualquer circunstância, sem quaisquer restrições estatais, pelas moedas dos outros Estados-membros” (COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS, 1992, p. 34).

Lista de Referências Bibliográficas

A SiD adota o sistema alfabético para compor a lista de referências bibliográficas. Nesse caso, as referências devem ser reunidas ao final do trabalho e dispostas em ordem alfabética dos últimos sobrenomes dos primeiros autores de cada referência:

a) A lista não deve ser numerada e deve seguir os exemplos abaixo, conforme Norma 6023 da ABNT:

  • ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukuna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.
  • GURGEL, C. Reforma do Estado e Segurança Pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.
  • KELLY, R. Electronic publishing at APS: its not just online journalism. APS News Online, Los Angeles, Nov. 1996. Disponível em: (site). Acesso em: 25 nov. 1998.
  • NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.
  • ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.
  • SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. O. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: EMBRAPA, CPATSA, 1994. p. 3-4.
  • WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1999.


b) Mesmo que na bibliografia apareça mais de uma obra do mesmo autor, solicitamos que o sobrenome e nome do autor seja escrito por completo. Evitar traços substituindo o nome na segunda referência do mesmo autor.