Conflitos e Transgressões: Podcast como ferramenta de ensino

Autores

  • Irene do Planalto Chemin

Palavras-chave:

Podcast, Aprendizagem, Tecnologias digitais da informação e comunicação, Antropologia

Resumo

O artigo analisa as dificuldades de aprendizagem com podcast, a partir do relato de 158 estudantes de graduação de diversos cursos que participaram de experimentações do Mundaréu, um podcast de Antropologia, no semestre letivo remoto de 2020, na Universidade de Brasília. O experimento foi desde a adesão de professores, o planejamento pedagógico com a ferramenta, a aplicação e avaliação desses procedimentos. As dificuldades foram categorizadas e relacionadas às discussões sobre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, em especial podcasts, educação transgressora, cultura ciborgue e capital cultural. Podcasts com histórias e situações práticas de campo evidenciaram-se conteúdos adequados para o ensino de Antropologia. Constatou-se que a duração dos episódios, a combinação de diferentes mídias, os ambientes de estudo, assim como a formação em informática das docentes, são fatores relevantes na produção e aprendizagem com podcasts.

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Publicado

15-09-2023

Como Citar

do Planalto Chemin, I. (2023). Conflitos e Transgressões: Podcast como ferramenta de ensino. Revista Textos Graduados, 9(1), 16–28. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/tg/article/view/50828