A palavra em potência e musicalidade

contribuições da Educação Musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42328

Palavras-chave:

Potencialidade da palavra, Musicalidade da palavra, Palavra-vocábulo, Palavra-sonoridade, Educação Musical

Resumo

O artigo aborda algumas possíveis contribuições da Educação Musical para o desenvolvimento de práticas em torno da palavra no contexto cênico. Partindo de uma reflexão acerca da potencialidade da palavra, a qual, mais do que expressar a letra de um texto, se constitui ato e revelação, destaca duas vertentes de trabalho sintetizadas nas modalidades palavra-vocábulo - presente em propostas de caráter estruturante, seja do texto ou da cena - e palavra-sonoridade - empregada em processos de construção de sentido e, não raro, integrada aos aspectos da escuta e da corporeidade. O artigo propõe, ainda, relacionar procedimentos da pedagogia musical a exemplos provenientes de propostas teatrais.

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Biografia do Autor

Jussara Fernandino, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

Professora Associada da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais; Doutora e Mestre em Artes; Especialista em Educação Musical e Bacharel em Piano por esta mesma universidade; Atriz pela Fundação Clóvis Salgado (BH). 

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Publicado

27-06-2022

Como Citar

Fernandino, J. (2022). A palavra em potência e musicalidade: contribuições da Educação Musical. Voz E Cena, 3(01), 185–208. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42328

Edição

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Dossiê Temático - Artigos

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