Memória, Experiência e Ritual como eixos principais para a cartografia da Atriz-Poeta-Cantora nas voltas do mapa-labirinto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48494

Palavras-chave:

Cartografia, Atriz-Poeta-Cantora, Experiência

Resumo

Eis aqui não o princípio, mas um trecho dos meandros de minha cartografia. Falar a partir da Memória , Experiência e Ritual me tocam profundamente, pois minha prática artística sempre esteve conectada com estes eixos que me fizeram chegar até aqui. Este texto faz parte dos meus estudos e de minha escrita na pesquisa de Mestrado em Artes pela Unesp com orientação da Prof.ª Dr.ª Lucila Tragtemberg. Como investigar a voz da Atriz-Poeta-Cantora sem mergulhar nas águas profundas dos rios de dentro da minha trajetória? Mapear também é relatar. Meus guias e amuletos são: Abebé de Oxum, Fio de Ariadne e minhas cartas-poema. Mergulhe nesta escrita e busque seus guias e amuletos de viagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Cristina Oliveira (Danielle Rosa), Universidade Estadual Paulista - UNESP, São Paulo/SP, Brasil

Danielle Rosa, Atriz-Poeta-Cantora e Professora de Teatro graduada pela Universidade Federal da Bahia nos cursos de Licenciatura em Teatro e Bacharelado em Artes Cênicas, é Pós-Graduada em Canção Popular pela Faculdade Santa Marcelina (SP) e é mestranda em Artes pela Unesp. Iniciou seus estudos em teatro no ano 2000 em Vitória da Conquista. Em 2003, em Salvador-BA iniciou na graduação e juntamente com outros artistas fundou o grupo de Teatro Finos Trapos atuando em seus cinco espetáculos de repertório. Ainda em Salvador atuou no grupo de Teatro Os 50´tões (atual Toca de Teatro), foi aluna especial do Departamento de Pós-Graduação de Música da UFBA. Em março de 2010 em São Paulo, ingressou como aluna especial do Departamento de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP - Universidade de São Paulo. Em 2011 e 2012 fez parte do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do Sesi dirigido pela Profa. Dra. Maria Thaís e Profa. Dra. Beth Lopes e também atuou no projeto da Universidade Antropófaga. Danielle Rosa é integrante da Associação Teat(r)o Oficina Uzona desde 2011, onde vem trabalhando em diversos espetáculos de Teatro Musical Brasyleiro. Entre eles, as remontagens das peças O Rei da Vela e Roda Viva, ambas dirigidas por Zé Celso em sucessivas temporadas de sucesso na capital paulista, foi integrante do Pequeno Funeral Cantante: Odes Mínimas para Hilda Hilst e é autora do livro Labirintos da Cena. Ministra oficinas e workshops de Estudo da poesia cantada-falada e Automaquiagem é Maquiadora pelo curso de Maquiagem da Fundação das Artes em São Caetano-SP, criadora da web Série Vidas Alheias no Instagram.

Referências

BONDIA, Jorge Larrosa. “Notas sobre experiência e o saber de experiência”. In: Revista Brasileira de Educação. n. 19. São Paulo, pp. 20 – 28, jan/fev/mar/abr, 2002.

COURA, Letícia Barbosa. A(s) música(s) no Teatro Oficina. Revista Voz e Cena - Brasília, v. 03, nº 02, julho-dezembro/2022 - pp. 27-52. ISSN: 2675-4584 - Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/45396 - acesso em: 05, Maio, 2023.

GELAMO, Renata. Narrar a voz: trajetórias de uma voz-experiência em busca da voz própria. São Paulo: Programa de Pós Graduação em Artes / UNESP, 2018. Tese. (Doutorado em Artes Cênicas).

HALBWACHS. Maurice. A Memória Coletiva. Traduzido do original francês. LA MÉMOIRE COLLECTIVE (2.ª ed.) Presses Universitaires de France. Paris, França, 1968. 189 páginas

KAMBEBA, Márcia. O lugar do saber ancestral. Série Saberes Tradicionais, v. 1; São Leopoldo: Casa Leiria, 2020

PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Org.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2020

PERERIRA, Juliana Cristina. Cartografias Afetivas – Proposições do professor-artista-cartógrafo etc. Santa Catarina: 2014. 25 pág. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36087 - Acesso em: 02, Maio 2023.

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: uma Proposta Pluricultural de dança-arte-educação. 2ª. ed. São Paulo: Terceira Margem, 2006.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Como Citar

Oliveira, D. C. (2023). Memória, Experiência e Ritual como eixos principais para a cartografia da Atriz-Poeta-Cantora nas voltas do mapa-labirinto. Voz E Cena, 4(01), 283–293. https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48494

Edição

Seção

Relatos

Categorias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.