Memória, Experiência e Ritual como eixos principais para a cartografia da Atriz-Poeta-Cantora nas voltas do mapa-labirinto
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48494Palavras-chave:
Cartografia, Atriz-Poeta-Cantora, ExperiênciaResumo
Eis aqui não o princípio, mas um trecho dos meandros de minha cartografia. Falar a partir da Memória , Experiência e Ritual me tocam profundamente, pois minha prática artística sempre esteve conectada com estes eixos que me fizeram chegar até aqui. Este texto faz parte dos meus estudos e de minha escrita na pesquisa de Mestrado em Artes pela Unesp com orientação da Prof.ª Dr.ª Lucila Tragtemberg. Como investigar a voz da Atriz-Poeta-Cantora sem mergulhar nas águas profundas dos rios de dentro da minha trajetória? Mapear também é relatar. Meus guias e amuletos são: Abebé de Oxum, Fio de Ariadne e minhas cartas-poema. Mergulhe nesta escrita e busque seus guias e amuletos de viagem.
Downloads
Referências
BONDIA, Jorge Larrosa. “Notas sobre experiência e o saber de experiência”. In: Revista Brasileira de Educação. n. 19. São Paulo, pp. 20 – 28, jan/fev/mar/abr, 2002.
COURA, Letícia Barbosa. A(s) música(s) no Teatro Oficina. Revista Voz e Cena - Brasília, v. 03, nº 02, julho-dezembro/2022 - pp. 27-52. ISSN: 2675-4584 - Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/45396 - acesso em: 05, Maio, 2023.
GELAMO, Renata. Narrar a voz: trajetórias de uma voz-experiência em busca da voz própria. São Paulo: Programa de Pós Graduação em Artes / UNESP, 2018. Tese. (Doutorado em Artes Cênicas).
HALBWACHS. Maurice. A Memória Coletiva. Traduzido do original francês. LA MÉMOIRE COLLECTIVE (2.ª ed.) Presses Universitaires de France. Paris, França, 1968. 189 páginas
KAMBEBA, Márcia. O lugar do saber ancestral. Série Saberes Tradicionais, v. 1; São Leopoldo: Casa Leiria, 2020
PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Org.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2020
PERERIRA, Juliana Cristina. Cartografias Afetivas – Proposições do professor-artista-cartógrafo etc. Santa Catarina: 2014. 25 pág. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36087 - Acesso em: 02, Maio 2023.
SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: uma Proposta Pluricultural de dança-arte-educação. 2ª. ed. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.