Memory, Ritual e Experience as main axes for the cartography of the Actress-Poet-Singer in the laps of the maze-map

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48494

Keywords:

Cartography, Actress-Poet-Singer, Experience

Abstract

This is not the beginning, but an excerpt from the intricacies of my cartography. Talking about Memory, Experience and Ritual touches me deeply, as my artistic practice has always been connected with these axes that have brought me this far. This text is part of my studies and my writing in the Master of Arts research at Unesp with guidance from Prof. Dr. Lucilla Tragtemberg. How to investigate the voice of the Actress-Poet-Singer without diving into the deep waters of rivers from within my trajectory? Mapping is also reporting. My guides and amulets are: Abebé de Oxum, Fio de Ariadne and my poem-cards. Immerse yourself in this writing and seek out your travel guides and amulets.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Daniele Cristina Oliveira, Universidade Estadual Paulista - UNESP, São Paulo/SP, Brasil

Danielle Rosa, Atriz-Poeta-Cantora e Professora de Teatro graduada pela Universidade Federal da Bahia nos cursos de Licenciatura em Teatro e Bacharelado em Artes Cênicas, é Pós-Graduada em Canção Popular pela Faculdade Santa Marcelina (SP) e é mestranda em Artes pela Unesp. Iniciou seus estudos em teatro no ano 2000 em Vitória da Conquista. Em 2003, em Salvador-BA iniciou na graduação e juntamente com outros artistas fundou o grupo de Teatro Finos Trapos atuando em seus cinco espetáculos de repertório. Ainda em Salvador atuou no grupo de Teatro Os 50´tões (atual Toca de Teatro), foi aluna especial do Departamento de Pós-Graduação de Música da UFBA. Em março de 2010 em São Paulo, ingressou como aluna especial do Departamento de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP - Universidade de São Paulo. Em 2011 e 2012 fez parte do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do Sesi dirigido pela Profa. Dra. Maria Thaís e Profa. Dra. Beth Lopes e também atuou no projeto da Universidade Antropófaga. Danielle Rosa é integrante da Associação Teat(r)o Oficina Uzona desde 2011, onde vem trabalhando em diversos espetáculos de Teatro Musical Brasyleiro. Entre eles, as remontagens das peças O Rei da Vela e Roda Viva, ambas dirigidas por Zé Celso em sucessivas temporadas de sucesso na capital paulista, foi integrante do Pequeno Funeral Cantante: Odes Mínimas para Hilda Hilst e é autora do livro Labirintos da Cena. Ministra oficinas e workshops de Estudo da poesia cantada-falada e Automaquiagem é Maquiadora pelo curso de Maquiagem da Fundação das Artes em São Caetano-SP, criadora da web Série Vidas Alheias no Instagram.

References

BONDIA, Jorge Larrosa. “Notas sobre experiência e o saber de experiência”. In: Revista Brasileira de Educação. n. 19. São Paulo, pp. 20 – 28, jan/fev/mar/abr, 2002.

COURA, Letícia Barbosa. A(s) música(s) no Teatro Oficina. Revista Voz e Cena - Brasília, v. 03, nº 02, julho-dezembro/2022 - pp. 27-52. ISSN: 2675-4584 - Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/45396 - acesso em: 05, Maio, 2023.

GELAMO, Renata. Narrar a voz: trajetórias de uma voz-experiência em busca da voz própria. São Paulo: Programa de Pós Graduação em Artes / UNESP, 2018. Tese. (Doutorado em Artes Cênicas).

HALBWACHS. Maurice. A Memória Coletiva. Traduzido do original francês. LA MÉMOIRE COLLECTIVE (2.ª ed.) Presses Universitaires de France. Paris, França, 1968. 189 páginas

KAMBEBA, Márcia. O lugar do saber ancestral. Série Saberes Tradicionais, v. 1; São Leopoldo: Casa Leiria, 2020

PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Org.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2020

PERERIRA, Juliana Cristina. Cartografias Afetivas – Proposições do professor-artista-cartógrafo etc. Santa Catarina: 2014. 25 pág. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36087 - Acesso em: 02, Maio 2023.

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: uma Proposta Pluricultural de dança-arte-educação. 2ª. ed. São Paulo: Terceira Margem, 2006.

Published

2023-06-29

How to Cite

Oliveira, D. C. (2023). Memory, Ritual e Experience as main axes for the cartography of the Actress-Poet-Singer in the laps of the maze-map. Voz E Cena (Voice and Scene), 4(01), 283–293. https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48494

Similar Articles

1 2 3 4 5 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.