Colaborações dos estudos de cibercultura para a ciência da informação

Autores

  • Greyciane Souza Lins Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

cibercultura, cibernética, assimilação cultural, ciência da informação, ´computadores e civilização

Resumo

Este trabalho apresenta a identificação dos temas relacionados aos Estudos de Cibercultura e como estes podem colaborar com as pesquisas em Ciência da Informação. Apresenta, na revisão de literatura, o contexto histórico e teórico da cibernética, caracterizando-a como a área precursora da discussão sobre informação e máquinas na sociedade. A partir desta compreensão, são apresentadas as discussões sobre cibercultura, bem como as perspectivas cientificas sobre a área, demonstrando as instituições de pesquisa de Cibercultura e Estudos de Internet. Para compreender a cibercultura como objeto científico, utiliza-se como corpus empírico, os objetivos de estudo dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, onde são verificados os temas recorrentes sobre este assunto, e quais são as perspectivas interdisciplinares. Por fim, os temas coletados são categorizados e estruturados para que possam servir de referência para a Ciência da informação. Conclui-se que os Estudos de Cibercultura estão evoluindo para o campo disciplinar chamado Estudos de Internet, e que a Ciência da Informação, por sua vez, deve participar dessa disciplina de maneira atuante, seja nos grupos de pesquisa, seja nas práticas curriculares das áreas subordinadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greyciane Souza Lins, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Ciência da Informação. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2003) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2007). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: organização e recuperação da informação, sistemas de informação, educação e tecnologia, comunicação, cibercultura, competência informacional e tecnológica.

Downloads

Como Citar

Lins, G. S. (2016). Colaborações dos estudos de cibercultura para a ciência da informação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(2), 574. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2441

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.