A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação

Autores

  • Daniel Mendes Barbosa Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Marcello Bax Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v10.n1.2017.2471

Palavras-chave:

avaliação de ensino, cursos de graduação, design science, gestão da informação, modelo de gestão da informação

Resumo

O artigo apresenta a estruturação metodológica de uma pesquisa científica na área de Gestão da informação e do conhecimento. Faz-se uma contextualização e detalhamento do problema de pesquisa, bem como de seus objetivos com base na metodologia Design Science. Dessa maneira, ilustra-se, com um exemplo, a importância da Design Science para o campo da ciência da informação. O objetivo é apresentar essa metodologia de uma maneira didática e simples de forma a encorajar mais pesquisadores a adotarem a DS em seus trabalhos. Como método exemplificou-se, no artigo, como foi estruturada uma pesquisa de doutorado em andamento, segundo os preceitos da DS. Ficou claro o quão importante é para a ciência da informação desenvolver metodologias e métodos mais adequados à sua missão de caráter prescritivo que é prover orientações para incrementar o acesso à informação. Conclui-se que tal desenvolvimento é fundamental, principalmente dentro da linha de pesquisa Gestão da informação e do conhecimento, em que muitas pesquisas prescrevem artefatos como modelos e sistemas de informação e onde as metodologias mais clássicas têm alcance limitado.

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Biografia do Autor

Daniel Mendes Barbosa, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Já foi professor e coordenador do curso de Ciência da Computação da Universidade de Itaúna e professor e coordenador do curso de Gestão da Tecnologia da Informação da faculdade de Pará de Minas. Tem experiência em gestão de projetos, desenvolvimento de sistemas web, gestão de conteúdos na web e gestão acadêmica. Atualmente é professor assistente-A (efetivo) do instituto de ciências exatas e tecnológicas (área: ciência da computação) da UFV (Universidade Federal de Viçosa) - Campus Florestal.

Marcello Bax, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Montpellier II, França. Possui Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) em Matemática e Computação e Diploma de Estudos Especializados (DESS) em Informática pela Université d'Aix Marseille II, França. Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Atualmente é professor associado da Escola de Ciência de Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos temas: Gestão de Conhecimento e Informação com uso de tecnologias semânticas; Sistemas de Informação em Saúde; Inteligência Artificial (ontologias) e Filosofia da Informação; Bibliotecas Digitais e Gestão de Conteúdo.

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Publicado

2017-04-19

Como Citar

Barbosa, D. M., & Bax, M. (2017). A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 10(1), 32–48. https://doi.org/10.26512/rici.v10.n1.2017.2471

Edição

Seção

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