Altmetría en la plataforma Altmetric: una entrevista con Stacy Konkiel

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.28870

Palabras clave:

evaluación de investigación. estudios métricos. indicadores altmétricos. altmetrics.

Resumen

Por medio de entrevista concedida por la investigadora y directora de relaciones de investigación de la Digital Science, Stacy Koniel, empresa responsable de la plataforma Altmetric, se discute el emergente campo de los altmetrics, los nuevos caminos para la evaluación del impacto de la investigación en la Web social, los cambios en los sistemas de medición de la información científica, el compromiso público con la ciencia y cuestiones técnicas sobre el uso y las limitaciones de la plataforma Altmetrics. Esa entrevista es una continuación de la visita que hicieron los autores a las instalaciones de la Altmetric y de las discusiones realizadas durante la reunión abierta del Grupo de Investigación Comunicación Científica de la Universidad de Brasilia (UnB), que ocurrió durante su Semana Universitaria.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janinne Barcelos, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Brasília, DF, Brasil

É doutoranda em Ciência da Informação na Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Comunicação, Cultura e Cidadania, pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente, é assistente de pesquisa do Instituto Brasileiro de Informação para a Ciência e Tecnologia (Ibict) e integrante do Grupo Comunicação Científica da UnB, atuando nos seguintes temas: comunicação na ciência; divulgação científica; educação para a ciência; visibilidade da pesquisa na web social e estudos métricos da informação, com ênfase em altmetria.

Diego José Macedo, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Brasília, DF, Brasil

Mestrando em Ciência da Informação na Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atualmente é tecnologista do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBICT), atuando em estudos e promoção de ferramentas para o acesso aberto e gestão da informação científica. É integrante do Grupo Comunicação Científica da UnB, atuando nos seguintes temas: estudos métricos da informação, indicadores de CT&I e observatórios.

João de Melo Maricato, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professor da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, da Universidade de Brasília (UNB). Atua nas áreas de tecnologias de informação e comunicação aplicadas à comunicação, informação e divulgação da ciência, construção de indicadores, métodos e técnicas bibliométricas, cientométricas e almétricas, estudo de relações entre Ciência e Tecnologia, avaliação de programas de pós-graduação, estudos interdisciplinares, sociedade da informação, internacionalização da ciência e informação, comunicação e cidadania. Possui pós-doutorado na Universidade de Brasília sob tutoria da Profa. Dra. Suzana Pinheiro Machado Mueller e realizou atividades de pesquisa na Universidade da Califórnia (UCR).

Citas

ALPERIN, J. P. Geographic variation in social media metrics: An analysis of Latin American journal articles. Aslib Journal of Information Management, v. 67, n. 3, p. 289-304, 2015.

BIK, H. M.; GOLDSTEIN, M. C. An Introduction to Social Media for Scientists. PLoS Biology, v. 11, n. 4, e1001535, 2013. https://doi.org/10.1371/journal.pbio.1001535

GARFIELD, Eugene; WELLJAMS-DOROF, Alfred. Citation data: their use as quantitative indicators for science and technology evaluation and policy-making. Science and Public Policy, v. 19, n. 5, p. 321-327, 1992.

ROEMER, R. C.; BORCHARDT, R. Altmetrics says: keep it simple and informative to be tweeted. College & Research Libraries News, v. 73, n. 10, p. 596”“600, 2012. Disponível em: http://openscience.com/altmetrics-says-keep-it-simple-and-informative-to-be-tweeted/ Acesso em: 10 nov. 2019.

MARICATO, J. de M; LOPES MARTINS, D. Altmetria: complexidades, desafios e novas formas de mensuração e compreensão da comunicação científica na web social. Biblios, Pittsburgh, n. 68, p. 48-68, jul. 2017. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1562-47302017000300004&lng=es&nrm=iso Acesso em: 20 nov. 2019.

ROEMER, R. C.; BORCHARDT, R. Altmetrics: library technology reports. Chicago: American Library Association, 2015.

SUD, P.; THELWALL, M. Evaluating altmetrics. Scientometrics, v. 98, p. 1131”“1143, 2014.

TORRES-SALINAS, D.; CABEZAS-CLAVIJO, Á.; JIMÉNEZ-CONTRERAS, E. Altmetrics: new indicators for scientific communication in Web 2.0. Comunicar, 2013. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1306.6595 Acesso em: 30 out. 2019

Publicado

2019-12-27

Cómo citar

Barcelos, J., Macedo, D. J., & Maricato, J. de M. (2019). Altmetría en la plataforma Altmetric: una entrevista con Stacy Konkiel. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(1), 452–474. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.28870

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.