Proyectos innovadores en las escuelas municipales de Seara a través de sus bibliotecas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.33862

Palabras clave:

Innovación, Lectura, Santa Catarina, Biblioteca escolar

Resumen

La investigación tiene como objetivo diagnosticar los proyectos desarrollados en los espacios de las bibliotecas escolares de la ciudad de Seara, Santa Catarina. En cuanto a los procedimientos metodológicos, la investigación es un estudio de casos, con entrevista estructurada, clasificada como exploratoria y descriptiva, con enfoque cualitativo y levantamiento bibliográfico para fundamento teórico. La recolección de datos se realizó con dos coordinadores de la secretaría de educación del municipio, además de los cinco responsables de los proyectos en las bibliotecas escolares. Como resultado, los proyectos se presentan con las características de espacios, actividades e impactos. Explica la disponibilidad de tecnologías, la organización de la colección, el aporte del bibliotecario, que aún está ausente en las bibliotecas escolares del municipio. Se concluye que los espacios son hermosos y acogedores, con colección actualizada para encantar a los estudiantes. Entre las actividades desarrolladas en los proyectos, el foco está en las clases de lectura, con énfasis en el préstamo de libros, cuentacuentos, presentación teatral, disponibilidad de libros para las familias y la comunidad y otras actividades específicas para cada proyecto. Los impactos de estas acciones se perciben en una mayor participación de los estudiantes que interactúan más con la lectura y se desempeñan mejor en las asignaturas.

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Biografía del autor/a

Marinês Martins de Oliveira, Prefeitura Municipal de Seara, Seara, SC, Brasil

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó(Unochapecó). Servidora da Prefeitura Municipal de Seara-SC na função de Agente de Atividades Gerais.

Jéssica Bedin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Informação (2017), especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares (2015) e bacharel em Biblioteconomia (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participa do grupo de pesquisa Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação. Atua como Professora e Coordenadora do curso de Biblioteconomia EaD da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Priscila Machado Borges Sena, Universidade Federal de São Carlos, Instituto de Tecnologia e Informação, São Carlos, SP, Brasil

Doutora (2020) e Mestra (2014) em Ciência Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina/Florianópolis. Especialista em Gestão do Conhecimento pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2012). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (2009). Experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ecossistema de startups, empreendedorismo, tecnologia e inovação, gestão documental, gestão da informação, gestão do conhecimento, bibliotecas universitárias na educação a distância e bibliotecas escolares. Participou do Grupo de Pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade (GrITS) e, do Grupo de Estudos em Biblioterapia, Bibliotecas Escolares e Leitura (GEBBEL). Integra o Grupo de Pesquisa Via Estação do Conhecimento (VIA) e, o Instituto de Pesquisas Biblion (BIBLION). Atuou como Professora Substituta de 2015 a 2016 no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, onde ministrou as disciplinas: Gestão Arquivística de Documentos Eletrônicos; Empreendedorismo I; Pesquisa em Biblioteconomia; Serviços de Informação; Gestão da Informação e do Conhecimento; Normalização da Documentação; Pesquisa Bibliográfica; Memória, Patrimônio e Pesquisa; Gestão da Informação e Arquivo. Sua tese de doutorado, sob a orientação da professora doutora Ursula Blattmann, versou sobre Fontes de Informação no Ecossistema de Startups de Florianópolis. Realizou Doutorado Sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid, sob a orientação do professor doutor José Antonio Moreiro González. Está Editora de Relacionamento na Revista ACB, Diretora de Formação Política e Profissional (Gestão 2020-2023) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB), e Bibliotecária Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Bibliotecas Escolares do Conselho Regional de Biblioteconomia da 14ª região (CRB 14). 

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Publicado

2021-10-08

Cómo citar

Oliveira, M. M. de, Bedin, J., & Sena, P. M. . B. (2021). Proyectos innovadores en las escuelas municipales de Seara a través de sus bibliotecas. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(3), 679–701. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.33862

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