O Choix Goncourt e o crítico em formação

relato de experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.40993

Palabras clave:

Choix Goncourt. Teoria literária. Crítica literária. Ferramentas metodológicas. Formação.

Resumen

Dada a própria natureza do objeto de eleição dos Estudos Literários, o desenvolvimento de metodologias que auxiliem a análise das obras literárias e que guiem a educação e formação do crítico literário impõe consideráveis desafios não só ao aluno, como também aos educadores e às instituições que se propõem a ofertar a disciplina. O presente trabalho procura discutir de que maneira o Choix Goncourt du Brésil se qualifica como ambiente privilegiado para a formação do crítico, uma vez que coordena aquisição de bagagem teórica e aplicação prática, além de orientar as análises através da constituição e proposição de uma ferramenta metodológica: as fichas de notação coletivas.

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Biografía del autor/a

Maria Clara Ferreira Guimarães Menezes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduanda em Letras na licenciatura dupla em português e francês pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente participa de pesquisa relacionada ao ensino de línguas na perspectiva das Epistemologias do Sul e participa do projeto de extensão “Clube de Leitura Francófona”, com o objetivo de difundir a língua e a literatura francófonas no Brasil

Kênia Barbosa Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mmestranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais e possui bacharelado em Estudos Literários e Licenciatura pela mesma instituição. Atualmente desenvolve pesquisa comparativa entre a obra do autor francês Barbey d'Aurevilly e do poeta inglês Lord Byron, com foco especial na construção da figura feminina e nos aspectos filosóficos e estéticos do Romantismo europeu em sua interseção com o satanismo e decadentismo do final do século XIX

Citas

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Publicado

2022-03-23

Cómo citar

Menezes, M. C. F. G. ., & Santos, K. B. . (2022). O Choix Goncourt e o crítico em formação: relato de experiência. caleidoscópio: Literatura E tradução, 5(2). https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.40993

Número

Sección

RELATOS DE EXPERIÊNCIA