O Choix Goncourt e o crítico em formação

relato de experiência

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.40993

Mots-clés :

Choix Goncourt. Théorie littéraire. Critique littéraire. Outils méthodologiques. Formation.

Résumé

Vue la nature même de l'objet élu par les Études Littéraires, le développement de méthodologies qui aident dans l'analyse des reuvres littéraires et qui conduisent l'éducation et la formation du critique littéraire imposent des défis considérables aussi à l'apprenant, qu'aux éducateurs et aux institutions qui se proposent à offrir la discipline. Le travail qui suit cherche à discuter de quelle façon le Choix Goncourt du Brésil se qualifie en tant que lieu privilégié pour la formation du critique, pourvu qu'il agence l'acquisition d'un bagage théorique avec son exercice pratique, aussi comme oriente les analyses par la constitution et offre d'un outil méthodologique : les fiches de notation collectives.

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Bibliographies de l'auteur-e

Maria Clara Ferreira Guimarães Menezes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduanda em Letras na licenciatura dupla em português e francês pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente participa de pesquisa relacionada ao ensino de línguas na perspectiva das Epistemologias do Sul e participa do projeto de extensão “Clube de Leitura Francófona”, com o objetivo de difundir a língua e a literatura francófonas no Brasil

Kênia Barbosa Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mmestranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais e possui bacharelado em Estudos Literários e Licenciatura pela mesma instituição. Atualmente desenvolve pesquisa comparativa entre a obra do autor francês Barbey d'Aurevilly e do poeta inglês Lord Byron, com foco especial na construção da figura feminina e nos aspectos filosóficos e estéticos do Romantismo europeu em sua interseção com o satanismo e decadentismo do final do século XIX

Références

ABRAMS, M. H. O Espelho e a Lâmpada: teoria romântica e tradição crítica. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura, uma introdução. São Paulo: Martins Fontes -- selo Martins, 2019

FREITAS, M. V. de. A teoria da literatura e as desumanidades. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 21–38, 2019. DOI: 10.17851/2317-2096.29.3.21-38. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/18853>. Acesso em: 19 ago. 2021.

FREITAS, M. V. de. O problema do método nos estudos literários. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra)

RICHTER, David H. The Critical Tradition. Boston: Bedford/St. Martin’s, 2007.

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Publié-e

2022-03-23

Comment citer

Menezes, M. C. F. G. ., & Santos, K. B. . (2022). O Choix Goncourt e o crítico em formação: relato de experiência. caleidoscópio: Literatura E tradução, 5(2). https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.40993

Numéro

Rubrique

RELATOS DE EXPERIÊNCIA