A avaliação por pares com crianças aprendizes de língua inglesa

Autores

  • Thais Rossafa Tavares Balbino Universidade Estadual de Londrina
  • Juliana Reichert Assunção Tonelli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v20i2.38980

Palavras-chave:

Avaliação por pares, Língua inglesa para crianças, Avaliação para a aprendizagem

Resumo

As pesquisas em avaliação para a aprendizagem na área de ensino de línguas estrangeiras para crianças no Brasil ainda estão caminhando a passos lentos (QUEVEDO-CAMARGO; SCARAMUCCI, 2018). Como consequência, o letramento de professores nesta área também é insuficiente dadas as circunstâncias do aumento na oferta de ensino de línguas nos anos iniciais do Ensino Fundamental (TONELLI; QUEVEDO-CAMARGO, 2019). Com isso em mente, o objetivo deste estudo é apresentar as concepções de avaliação para a aprendizagem e avaliação por pares e como elas se conectam. Ainda, evidencia-se os pontos fortes e fracos da avaliação por pares “Two stars and a wish” no contexto do Laboratório de Línguas de uma universidade do norte do Estado do Paraná, através de um exemplo prático aplicado no ano de 2021 de maneira remota durante a pandemia do Coronavírus. Por fim, são apontadas sugestões para solucionar os problemas encontrados.

Palavras-chave: Avaliação por pares; Língua inglesa para crianças; Avaliação para a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, B. Avaliação na produção oral de língua estrangeira para crianças: uma proposta de acompanhamento do processo de aprendizagem. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

BROADFOOT,P.; DAUGHERTY, R; GARDNER, J.; HARLEN, W.; JAMES, M.; STOBART, G. Assessment for learning: 10 principles. [s.l.]: Assessment Reform Group, 2002.

BUENO, B. A. G. Chameleon: o jogo de tabuleiro como instrumento de avaliação para a aprendizagem de língua inglesa por crianças. 2020. 105 fls. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2020.

CUNHA, L. S. Um retrato da avaliação no ensino de língua inglesa para crianças. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras: Inglês) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

KIRKGÖZ, Y. Fostering young learners’ listening and speaking skills. In: GARTON, Sue; COPLAND, Fiona. (Org.). The Routledge handbook of teaching English to young learners. London and New York: Routledge, 2019. p. 171-187.

LU, J.; LAW, N. Online peer assessment: effects of cognitive and affective feedback. Instr Sci, v. 40, p. 257-275, 2012. Disponível em: 10.1007/s11251-011-9177-2.pdf (springer.com)

MORAES, I. T.; BATISTA, E. G. Letramento em avaliação para professores de línguas estrangeiras para crianças: orientações teórico-práticas. Horizontes de Linguísitca Aplicada, ano 19, n. 2, p. 15-42, 2020.

NIKOLOV, M. Assessing young learners of English: global and local perspectives. Coleção Educational Linguistics, vol. 25. Cham, Switzerland: Springer International Publishing, 2016.

O’DONNELL, A. M.; TOPPING, K. Peers assessing peers: possibilities and problems. In: TOPPING, K.; EHLY, S. (Orgs.). The Routledge handbook of peer-assisted learning. London and New York: Routledge, 1998. p. 255-274.

PÁDUA, L. S. O portfólio como instrumento avaliativo no ensino-aprendizagem de língua inglesa para crianças. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

PIAGET, J. The language and thought of the child. London: Kegan Paul, Trench & Trubner, 1926.

SARKER, M. F. Zone of proximal development. International Journal of Advancements in Research & Technology, v. 8, n. 1, 2019.

SPILLER, D. Assessment matters: self-assessment and peer assessment. Hamilton, NZ: The University of Waikato, 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/9882320/Assessment_Matters_Self_Assessment_and_Peer_Assessment_Teaching_Development_W%C4%81hanga_Whakapakari_Ako_Assessment_Matters_Self_Assessment_and_Peer_Assessment_Introduction

TONELLI, J. R. A.; QUEVEDO-CAMARGO, G. P. Saberes necessários ao professor para avaliar a aprendizagem de crianças na sala de aula de línguas estrangeiras. Fólio, Vitória da Conquista, v. 11, n. 1, p. 583-607, 2019.

TOPPING, K. J. Using peer assessment to inspire reflection and learning. Student Assessment for Educators Series. New York, London: Routledge, 2018.

WILIAM, D.; THOMPSON, M. Integrating assessment with learning: what will it take to make it work? In: DWYER, Carol Anne. The future of assessment: shaping teaching and learning. 1 ed. New York, London: Routledge, 2008. p. 53-82.

WILIAM, D. What is assessment for learning? Studies in Educational Evaluation, v. 37, p. 3-14, 2011.

ZIMMERMAN, B. J. A social cognitive view of self-regulated academic learning. Journal of Education Psychology, v. 81, 1989.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Rossafa Tavares Balbino, T., & Reichert Assunção Tonelli, J. . (2021). A avaliação por pares com crianças aprendizes de língua inglesa. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 20(2), AG3. https://doi.org/10.26512/rhla.v20i2.38980

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.