“Little children learn by playing”: English teachers' understandings and accomplishments of playful activities for school-aged children

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.45772

Keywords:

Playfulnes, English, Children

Abstract

This article presents part of a dissertation study that had as its main objective to investigate how English Language classes in the elementary schools researched were characterized. The research was carried out in public schools in two cities located in São Paulo state. Observations on how teachers performed their pedagogical work, from the planning of their activities to their development in class were performed. In this article we will discuss about playfulness, mentioned by teachers themselves as one of the characteristics present in English classes for children. We observed how playfulness was approached during the activities applied during data collection. The results showed that playing may contribute to the process of teaching and learning, as long as these types of activities are well linked to English teaching. 

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Author Biographies

Emanuelle Avelar Gomes Costa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda e Mestre em Linguística, na área de Ensino e Aprendizagem de Línguas, pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Graduada em Letras com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade do Estado da Bahia. Foi monitora voluntária do projeto de extensão Sala de Inglês, foi bolsista de iniciação científica FAPESB por dois anos, sendo o primeiro voltado às políticas linguísticas para o ensino de Línguas Estrangeiras e o segundo para os processos formativos de professores de Língua Inglesa. Foi bolsista Capes pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID (2014-2015). Tem interesse na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Inglesa para Crianças e Processos Formativos.

Rita de Cássia Barbirato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora associada da Universidade Federal de São Carlos ? UFSCar, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFSCar. É pesquisadora coordenadora do projeto Roteiro para elaboração material didático mediador para o ensino significativo de inglês para crianças no ensino público, aprovado no edital Universal ? CNPq (CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes) e líder do grupo de pesquisa Ensino de Línguas na Contemporaneidade (UFSCar/CNPq). Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada (UNICAMP). De 2018 a 2020, coordenou um projeto de formação de professores com foco na elaboração de material didático para crianças em uma pareceria UFSCar/ Secretaria de Educação de Santa Bárbara do Oeste. Desde 2020, vem ministrando cursos de extensão/aperfeiçoamento para professores na área de elaboração de material didático para o ensino de línguas para crianças. Entre os focos de estudo, destacam-se: produção de material didático para o ensino de línguas, ensino de línguas para crianças, planejamentos temáticos baseados em tarefas, formação de professores para o ensino de línguas para crianças. É organizadora dos seguintes livros ?Interação e Aquisição na Aula de LE publicado em parceria das editoras Pontes e Edufscar (2016), Planejamento de Cursos de Línguas: Traçando Rotas, explorando Caminhos, volumes 1 e 2, publicados pela Pontes Editores nos anos de 2016 e 2018 respectivamente.

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Published

2023-04-28

How to Cite

Avelar Gomes Costa, E., & Barbirato, R. de C. (2023). “Little children learn by playing”: English teachers’ understandings and accomplishments of playful activities for school-aged children. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 22(1), AG2. https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.45772

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