Análise de necessidades: o mapeamento de gêneros para um curso de Inglês para Fins Profissionais na área de Desenvolvimento de Sistemas

Autores

  • Luciana Moraes Silva Octaviano Centro Paula Souza;PPGEL/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Solange Aranha Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus São José do Rio Preto (IBILCE) https://orcid.org/0000-0002-8092-1875

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.42664

Palavras-chave:

Inglês para Fins Profissionais, Análise de necessidades, Gêneros, Desenvolvimento de sistemas

Resumo

Os objetivos deste artigo são: (i) discutir os resultados de uma análise de necessidades que buscou compreender as demandas do mercado de trabalho em Desenvolvimento de Sistemas; (ii) comparar os gêneros aos quais profissionais desse setor econômico têm acesso e precisam conhecer, e aqueles contemplados no Plano de Curso de uma instituição pública; e (iii) delimitar quais gêneros deveriam ser abarcados em um curso de Inglês para Fins Profissionais para os alunos dessa área. À luz dos pressupostos teóricos sobre análise da situação-alvo (HUTCHINSON; WATERS, 2000; NATION; MACALISTER, 2010; ANTHONY, 2018), análise de conteúdo (HUCKIN, 2004; FRANCO, 2018) e triangulação de dados (LONG, 2005; BROWN, 2016), investigamos o Plano de Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio do Centro Paula Souza, aplicamos um questionário contendo cinco questões junto a nove profissionais da área e triangulamos as informações obtidas no plano de curso com as respostas ao questionário, a fim de propor eventuais adequações do plano de curso às necessidades do mercado de trabalho para o qual os alunos estão sendo formados. A análise dos dados revelou que alguns gêneros, como a carta pessoal e a entrevista, são desenvolvidos durante a formação profissionalizante; no entanto, há gêneros, como a página de Web e o tutorial, ausentes no Plano de Curso e necessários para a execução das atribuições profissionais da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Moraes Silva Octaviano, Centro Paula Souza;PPGEL/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutoranda e Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus São José do Rio Preto. Pós-graduada (Lato Sensu) em Práticas Reflexivas e ensino-aprendizagem de Inglês na escola pública pela PUC-SP (2020), em Formação de Tradutores em Língua Inglesa pelo Centro Universitário Claretiano (2015), e em Gestão Empresarial pela Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha de Marília (2001). Graduada em Programa Especial de Formação Pedagógica pela FATEC - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (2008), em Letras ? Licenciatura Plena com habilitação em Português/Inglês pela FAI - Faculdades Adamantinenses Integradas (2006), e em Administração de Empresas pela FACCAT - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã (1999). Voltada ao ensino-aprendizagem de inglês, participou da avaliação Teaching Knowledge Test (2014), obtendo Band 3 no Módulo 3 (Managing the teaching and learning process). Participou de um processo seletivo e realizou um intercâmbio - Londres -, para estudos na International House London de 16/06/2014 a 11/07/2014. Atualmente, é professora por prazo indeterminado do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na qual leciona Língua Estrangeira Moderna - Inglês e Comunicação Profissional, na Escola Técnica Estadual de Tupã. Busca ampliar os estudos voltados às práticas pedagógicas referentes ao processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa.

Referências

ANTHONY, L. Introducing English for Specific Purposes. London; New York: Routledge, 2018. [Edição Kindle].

BASTURKMEN, H. Developing courses in English for Specific Purposes. New York: Palgrave Macmillan, 2010.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n.º 1, de 5 de dezembro de 2014. Atualiza e define novos critérios para a composição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, disciplinando e orientando os sistemas de ensino e as instituições públicas e privadas de Educação Profissional e Tecnológica quanto à oferta de cursos técnicos de nível médio em caráter experimental, observando o disposto no art. 81 da Lei nº 9.394/96 (LDB) e nos termos do art. 19 da Resolução CNE/CEB nº 6/2012. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, p. 16, 8 dez. 2014. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/par/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/20967-resolucoes-da-camara-de-educacao-basica-ceb-2014#:~:text=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CNE%2FCEB%20n%C2%BA%201,cursos%20t%C3%A9cnicos%20de%20n%C3%ADvel%20m%C3%A9dio>. Acesso em: 20 dez. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n.º 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, p. 22, 21 set. 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 20 dez. 2020.

BRASIL. Decreto Federal n.º 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 jul. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 20 dez. 2020.

BRASIL. Lei Federal n.º 9.394, de 20 de dezembro de1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 20 dez. 2020.

BROWN, J. D. Introducing needs analysis and English for Specific Purposes. Abingdon, UK: Routledge, 2016.

DUDLEY-EVANS, T.; ST. JOHN, M. J. Developments in English for Specific purposes: a multi-disciplinary approach. Cambridge: UK: Cambridge Language Teaching Library, 1998.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. Campinas, SP: Autores Associados, 2018.

GRAVES, K. The curriculum of second language teacher education. In: BURNS, A.; RICHARDS, J. C. (Ed.). The Cambridge guide to second language teacher education. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2009. p. 115-124.

HUCKIN, T. Content Analysis: what texts talk about. In: BAZERMAN, C.; PRIOR, P. (Ed.). What writing does and how it does it: an introduction to analysing texts and textual practices. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2004. p. 13-32.

HUTCHINSON, T.; WATERS, A. (1987). English for specific purposes: a learning-centred approach. 14nd ed. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2000. [Edição Kindle].

HYLAND, K. English for academic purposes: an advanced resource book. London; New York: Routledge, 2006.

LONG, M. H. Methodological issues in learner needs analysis. In: ______. (Ed.). Second language needs analysis. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2005. Seção 1. Edição Kindle [não paginado].

MARCUSCHI, L. A. A questão do suporte dos gêneros textuais. DLCV: Língua, Linguística e Literatura, v. 1, p. 9-40, 2003.

MILLER, C. R. Gênero textual, agência e tecnologia. DIONÍSIO, A. P.; HOFFNAGEL, J. C. (Org.). [Tradução de Judith Hoffnagel] São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

NATION, P.; MACALISTER, J. Language curriculum design. New York: Routledge, 2010.

OCTAVIANO, L, M. S. Atividades profissionais da área de desenvolvimento de sistemas para um curso de inglês para fins específicos. Leitura, v. 70, p. 92-107, 2021a. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/12093>. Acesso em: 10 jan. 2022.

OCTAVIANO, L. M. S. Inglês para fins profissionais: dos documentos oficiais ao mercado de trabalho para egressos de um curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio. 2021b. 164 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2021b.

RAMOS, R. C. G. De Instrumental a LinFE: percursos e equívocos da área no Brasil. In: SILVA JÚNIOR, A. F. da (org.). Línguas para fins específicos: revisitando conceitos e práticas. Campinas, SP: Pontes, 2019. p. 23-42.

SÃO PAULO (Estado). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Plano de Curso para a Habilitação Profissional de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio. São Paulo, 2018.

SARMENTO, M. E. R. Análise de necessidades de Inglês para fins específicos em um curso de graduação em Turismo. 2012. 124 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

SOUZA, R. A. Análise de necessidades do uso da língua inglesa em contexto profissional: área editorial. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research setting. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1990.

VIAN JR., O. A análise de necessidades no ensino de inglês em contextos profissionais. The ESPecialist, v. 29, n. 2, p. 139-158, 2008.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Como Citar

Octaviano, L. M. S., & Aranha, S. (2022). Análise de necessidades: o mapeamento de gêneros para um curso de Inglês para Fins Profissionais na área de Desenvolvimento de Sistemas. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 21(1), AG6. https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.42664

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.