Metáforas visuais em textos multimodais: análise de textos de provas do Enem

Auteurs-es

  • Joanny Joanny Daniele do Lago Costa Bento Universidade de Brasília
  • Francisca Cordelia Oliveira da Silva Universidade de Brasília

Résumé

Este trabalho tem o objetivo de conceituar a multimodalidade textual e a metáfora à luz da Análise do Discurso Crítica (ADC), das teorias da Gramática Visual e dos conceitos de Metáfora Conceptual de Lakoff e Johnson (2002). Também tem o propósito de definir metáforas visuais, a partir dos conceitos de Vieira (2007), e analisá-las em textos utilizados em provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para tanto, são considerados os pressupostos teóricos sobre textos visuais, desenvolvidos por Kress e van Leeuwen (2005), bem como os pressupostos da Análise do Discurso Crítica (VIEIRA e FERRAZ, 2001; VIEIRA, 2007), para analisar quatro textos das provas de Códigos e Linguagens do Enem de 2013 e 2014. A análise desses textos multimodais, segundo a classificação de Lakoff e Johnson (2012), demonstra que as metáforas orientacionais, estruturais e ontológicas são encontradas nos textos verbais e multimodais, tanto na parte verbal quanto na não verbal.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Joanny Joanny Daniele do Lago Costa Bento, Universidade de Brasília

Mestranda em Linguística, área de concentração Linguagem e Sociedade, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília. Licenciada em Letras Português e Inglês pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (2010) e Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz - FACIBRA (2013). Especialista em Revisão de Texto: Gramática, Linguagem e a Construção/ Reconstrução do Significado pelo Centro Universitário de Brasília - Ceub (2013) e em Gestão e Orientação Educacional pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FTED (2013). Atua como professora na SEDF e como revisora de textos da Língua Portuguesa.

Francisca Cordelia Oliveira da Silva, Universidade de Brasília

Doutora em Linguística (2009) e Mestre em Linguística (2005) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB), área de concentração: Linguagem e Sociedade. Licenciada em Letras (1998) - Língua Portuguesa - pela Universidade de Brasília. Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade de Brasília (UnB), Coordenadora Geral do curso da Licenciatura em Letras EaD da Universidade de Brasília, além de já ter atuado como autora, como supervisora e como tutora de disciplinas do curso. Desenvolve pesquisas em Análise de Discurso Crítica e em Leitura e Produção de Textos na graduação e na Pós-Graduação. Possui experiência em Avaliações em Larga Escala desenvolvidas pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) resultante da atuação, por quatro anos, como pesquisadora no órgão. Além disso, é membro do Centro de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica - CEPADIC; do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade - Nelis; da Associação LatinoAmericana de Estudos do Discurso (Aled); do Grupo de Pesquisa "Discursos nas Práticas Sociais", registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq, do GT Práticas Identitárias em Linguística Aplicada, afiliado à ANPOLL e da Associação Brasileira de Avaliação Educacional - Abave. 

Références

Azeredo, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. 3ª ed. ”“ São Paulo: Publifolha, 2010.
BARROSO, Bruno. O poder das metáforas visuais. Disponível em: <http:/www.linkedin.com/pulse/20140612142825-5996819-o-poder-dasmet%C3%A1foras-visuais>. Acesso em: 17 de junho de 2015 às 19h.
FERRAZ, Janaína de Aquino. A formação do Brasileiro: um Enfoque Multimodal. 2005. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Linguística. Universidade de
Brasília - UnB, Brasília, 2005.
GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em Prosa Moderna. 4ª ed. ”“ Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1976.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ”“ INEP. Provas e gabaritos. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/enem/edicoesanteriores/provas-e-gabaritos>. Acesso em: 05 de junho de 2015 às 20h.
KRESS, G. R. e van LEEUWEN, T. Reading Images: a Grammar of Visual Design. Londres, 1996.
____. Multimodal Discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.
LAKOFF, George e JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. Coordenação de tradução: Mara Sophia Zanotto. São Paulo: Mercado das Letras, 2002.
____. Metáforas de la vida cotidiana. Tradução de Carmen González Marín. 9ª ed. Madrid: Cátedra, D.L., 2012.
TRAJANO, Izabella da Silva Negrão. A imagem e a sua função semiótica em discursos multimodais. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012.
____. A Imagem como Agente de Representação Social e Ideológica no Discurso Multimodal. 2013. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Linguística. Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Van LEEUWEN, Theo. Introducing social semiotic. London; New York: Routledge, 2005.
VIEIRA, Josenia Antunes; FERRAZ, Janaina de Aquino. Percursos e avanços do texto multimodal: novas perspectivas na contemporaneidade. Discursos Contemporâneos em Estudo, v. 1, n.1, p. 9-23, 2011.
VIEIRA, Josenia Antunes; ROCHA, Harrison da; BOU MAROUN, Cristiane R. G.; FERRAZ, Janaína de Aquino. Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007, p. 9 - 32.
____. Afinal, existem metáforas visuais? In VIEIRA, Josenia Antunes; BENTO, André Lúcio; ORMUNDO, Joana Silva (Orgs.). Discurso nas práticas sociais. São Paulo: Annablume,
2010, p. 51- 65.

Téléchargements

Publié-e

2016-06-07

Comment citer

Bento, J. J. D. do L. C., & Silva, F. C. O. da. (2016). Metáforas visuais em textos multimodais: análise de textos de provas do Enem. Revista Letra Capital, 1(1), 116–140. Consulté à l’adresse https://www.periodicos.unb.br/index.php/lcapital/article/view/8983

Numéro

Rubrique

Artigos