SOCIOLITERACY

AN INTERFACE BETWEEN RURAL KNOWLEDGE AND ACADEMIC KNOWLEDGE IN THE AUTOETNOGRAPHIC PERSPECTIVE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v24i1.48923

Palavras-chave:

socioletramento, formação de professores, cultura das comunidades quilombolas, etnografia

Resumo

As ações afirmativas no Brasil criam acesso a uma população que, em outros tempos, não imaginava estudar em uma universidade pública. As pessoas do meio rural trazem consigo um perfil sociolinguístico que entra em conflito com a cultura acadêmica da universidade. Diante desse desafio, apresento o resultado de uma pesquisa sobre socioletramento, que foi realizada na Licenciatura em Educação do Campo, da Faculdade UnB Planaltina, de 2013 a 2019. Este artigo tem como objetivo examinar o socioletramento nos Trabalhos de Conclusão de Curso que integra conhecimentos teórico-metodológicos de sociolinguística, letramentos múltiplos e etnografia,  saberes, fazeres, conflitos dos povos campesinos.

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Biografia do Autor

Rosineide Magalhães de Sousa, Universidade Brasília

Postdoctoral in Applied Linguistics from the University of Campinas (UNICAMP) and PhD in Linguistics from the University of Brasília (UnB). Leader of the (Socio)Linguistics, Multiple Literacy and Education Research Group (SOLEDUC). Professor of the Post-Graduation in Linguistics and the Degree in Rural Education (Language/Linguistics area), respectively at Campus Darcy Ribeiro (Brasília) and Campus Planaltina of UnB. (Planaltina-DF). E-mail: rosineide@unb.br

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Publicado

2023-07-10

Como Citar

de Sousa, R. M. (2023). SOCIOLITERACY: AN INTERFACE BETWEEN RURAL KNOWLEDGE AND ACADEMIC KNOWLEDGE IN THE AUTOETNOGRAPHIC PERSPECTIVE. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 24(1), 276–291. https://doi.org/10.26512/les.v24i1.48923