A questão do exílio em Theodor Adorno e Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19689

Palavras-chave:

Theodor Adorno, Paulo Freire, Exílio, Totalitarismos, Educação

Resumo

O ensaio discute a questão do exílio e das ideologias totalitários na vida de dois grandes intelectuais críticos, Theodor Adorno e Paulo Freire, que ao manifestarem suas posições de denúncia a explorações e injustiças frente à rigidez do pensar da época, fadaram-se ao exílio. Tais concepções, embora distintas, convergem no caminho esclarecedor do (in)sucesso da experiência formativa pela educação, pois, compreende-se com Adorno, que a educação é uma experiência de reeducação da sociedade administrada, coisificada, enquanto para Freire é uma possibilidade de emancipação política, de autonomia do agir rumo à humanização dialógica e à superação do estado de opressão e alienação pela escola.

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Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle

Mestrando em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas. Bolsista da CAPES. Integrante do grupo de pesquisa NETE/CNPq.

Elaine Conte, Universidade La Salle

Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE/Canoas. Líder do Núcleo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq.

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Publicado

21.12.2018

Como Citar

Habowski, A. C., & Conte, E. (2018). A questão do exílio em Theodor Adorno e Paulo Freire. Linhas Crí­ticas, 24, e19689. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19689

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