Relação entre condição funcional docente e a percepção das condições de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4908

Palavras-chave:

Trabalho docente, Condição funcional, Teoria crítica

Resumo

Buscou-se verificar se a condição funcional de um grupo de professoras atuantes no ciclo I do ensino fundamental da rede pública estadual paulista interfere na percepção que possuem das condições de trabalho. Como procedimento de pesquisa, aplicou-se um questionário a 37 professoras, das quais três são estáveis, oito efetivas e 26 Ocupantes de Função Atividade (OFA), isto é, sem estabilidade no emprego. A análise dos dados foi pautada no conceito marxista de alienação e seus desdobramentos teóricos, desenvolvidos pelos autores da teoria crítica da sociedade, especialmente Adorno e Marcuse. Os dados demonstraram que as professoras OFA tendem a apresentar maior conformidade com o disposto.

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Publicado

14.02.2017

Como Citar

Fernandes, A., & Santos, E. S. dos. (2017). Relação entre condição funcional docente e a percepção das condições de trabalho. Linhas Crí­ticas, 22(48), 405–426. https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4908

Edição

Seção

Dossiê 2016 - Educação do Campo e Indígena