As políticas de avaliação da educação básica e o trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4918

Palavras-chave:

Políticas de avaliação, Responsabilização, Trabalho Docente

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar as políticas de avaliação da educação básica estabelecidas a partir dos anos 1990, com aprofundamento nos anos 2000, bem como as repercussões no trabalho docente e na prática pedagógica, o que pode levar a uma uniformização das ações e realizar um estreitamento curricular. Procura-se demonstrar a influência que vem sendo exercida sobre os professores, que são impingidos a alcançar as metas estipuladas externamente, discutindo-se o sentido de responsabilização que esses profissionais vêm sofrendo.

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Biografia do Autor

Olgaíses Cabral Maués, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professora Titular; Doutora em Educação. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente (GESTRADO/PA).

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Publicado

14.02.2017

Como Citar

Maués, O. C. (2017). As políticas de avaliação da educação básica e o trabalho docente. Linhas Crí­ticas, 22(48), 442–461. https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4918

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