Dilemas da educação na contemporaneidade: contribuições da análise do discurso
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4991Palavras-chave:
Educação, Escola, Linguagem, Análise do discursoResumo
Este texto, tratamos de perscrutar o potencial da análise do discurso francesa com relação a problemas sociais contundentes à educação no contexto da contemporaneidade. Para isso, elegemos para a análise o fato ocorrido em uma escola pública da cidade de Realengo - RJ, em 2011, envolvendo o caso de um ex-aluno. Apresentamos como corpus de análise um conjunto de textos do Jornal Folha de São Paulo, publicados no período de 8 a 23 de abril de 2011. Atentamo-nos para como os discursos do e sobre o ex-aluno e sobre a escola aparecem na mídia, mobilizando imagens sociais e produzindo determinados efeitos de sentidos.
Downloads
Referências
ACHARD, Pierre. Memória e produção discursiva do sentido. In: ACHARD, Pierre. et al. (orgs.). Papel da memória. Campinas, SP: Pontes, 2010, p.11-21.
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. Lisboa: Presença, Martins Fontes, 1974.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Introdução à análise do discurso. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004.
COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2009.
DAVALLON, Jean. A imagem, uma arte de memória? In: ACHARD, Pierre. et al. (orgs.). Papel da memória. Campinas, SP: Pontes, 2010, p.23-37.
FOUCAULT, Michel. Os anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO. Artigos publicados no período de 8 a 23 de abril de 2011.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola, 2008.
MALDIDIER. Denise. A inquietação do discurso: (re)ler Michel Pêcheux hoje. Campinas: Pontes, 2003.
MAZIÈRE. Francine. A análise do discurso: história e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2009.
ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. Maio de 1968: os silêncios da memória. In: ACHARD, Pierre. et al. (orgs.). Papel da memória. Campinas, SP: Pontes, 2010, p.59-71.
PÊCHEUX, Michel. Por uma análise automática do discurso. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010a.
PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, Pierre. et al. (orgs.). Papel da memória. Campinas, SP: Pontes, 2010b, p.49-57.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.
POSSENTI, Sírio. Questões para analistas do discurso. São Paulo: Parábola, 2009.
POSSENTI, Sírio. Teoria do discurso: um caso de múltiplas rupturas. In: MUSSALIM, Fernanda.; BENTES, Anna Christina. (orgs.). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos 3. São Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.