Espacialidades Sonoras na Arte Contemporânea

Autores

  • Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes Universidade Federal de Uberlândia
  • Luis Eduardo dos Santos Borda Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-FAUeD-UFU).

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n27.2020.12

Palavras-chave:

Arte Sonora; Instalação Sonora; Sensorialidade na Arte; Espacialidade na Arte; Arte e Interatividade

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre determinadas especificidades da Arte Sonora, produção artística contemporânea que utiliza o som como elemento fundamental da obra. Contextualiza a Arte Sonora no ambiente da Arte Contemporânea e aprofunda alguns aspectos deste tipo de arte, a saber: espacialidade, sensorialidade, interatividade, sonoridade e visualidade. Com base nestes aspectos, o texto analisa três obras sonoras. Constata que o caráter ambiental (ou a espacialidade) de tais trabalhos é um aspecto que os vincula à Arte Contemporânea e também os aproxima do campo da Arquitetura. A análise aponta a forte presença dos aspectos sensoriais dos trabalhos, seu caráter interativo, o investimento nos aspectos visuais e também os diferentes e instigantes resultados sonoros de tais produções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes, Universidade Federal de Uberlândia

Arquiteta e Urbanista. Mestre em Arquitetura e Urbanismo (FAUeD/UFU-MG, 2019). Pós-graduada em Geoprocessamento (SENAC/SP, 2012) e Gestão Ambiental (UFSCar/SP, 2006). Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UFV/MG, 1999).

Luis Eduardo dos Santos Borda , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-FAUeD-UFU).

professor Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-FAUeD-UFU).

Referências

«329 PREPARED dc-motors, cotton balls, toluene tank | Zimoun 2013» Making-of Video by Florian Buerki. 1 Vídeo (7’26”). Publicado por Zimoun, em 30 maio 2013. Disponível em: https://vimeo.com/67285859. Acesso em: 03 abr. 2019.

e BIENNALE de Lyon : rencontre avec Céleste Boursier Mougenot. 1 Vídeo (3’14”). Publicado por Biennale de Lyon, em 2 out. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hpAC7CfhCNs. Acesso em: 18 set. 2018.

ANDERS Lind. Disponível em: http://www.soundslikelind.se/. Acesso em: 07 jul. 2018.

BARBOSA, Ana Mae. Mediação cultural é social. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. (Org.). Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009, p. 13-22.

BARREIRO, D. Sonic Image and Acousmatic Listening. Organised Sound. Cambridge University Press, v. 15, n. 01, p. 35-42, 2010. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/organised-sound/article/sonic-image-and-acousmatic-listening/EF376C1E37428B29009E20C23807345F. Acesso em: 18 fev. 2019.

BATCHELOR, P. Really Hearing the Thing: An Investigation of the Creative Possibilities of Trompe L'Oreille and the Fabrication of Aural Landscapes. EMS: Electroacoustic Music Studies Network. Inglaterra: De Montfort University, Leicester, 2007. Disponível em: http://www.ems-network.org/IMG/pdf_BatchelorEMS07.pdf. Acesso em: 09 jul. 2019.

BATCHELOR, P. Studies on Canvas. Sonic Arts Network. Sound Circus Conference, jun. 2004. Disponível em: http://www.peterb.dmu.ac.uk/canvas.html. Acesso em: 09 jul. 2019.

CAMPESATO, Lílian. Arte Sonora. Metamorfose das Musas. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes) ”“ Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-17062008-152641/publico/dissertacao.pdf. Acesso em: 08 maio 2018.

CHION, Michel. Guide to Sound Objects. Pierre Schaeffer and Musical Research. English translation by John Dack and Christine North. London, 2009, p.30-33. Disponível em: http://www.ears.dmu.ac.uk/spip.php?page=articleEars&id_article=3597. Acesso em: 05 fev. 2019.

CRM ”“ Centro Ricerche Musicali. Planofoni. In: CRM ”“ Centro Ricerche Musicali. Roma, 30 Giugno 2009. Disponível em: http://www.crm-music.it/index.php?option=com_content&view=article&id=53%3Aplanofoni&catid=99%3Aplanofoni&Itemid=139&lang=it. Acesso em: 07 maio 2019.

DOUG Aitken ”“ Sonic Fountain / 303 Gallery 2013. 1 Vídeo (1’00”). Publicado por Doug Aitken Workshop, em 30 jan. 2013. Disponível em: https://vimeo.com/58588714. Acesso em: 03 ago. 2018.

FOSTER, Hal. A escultura refeita. In: O Complexo Arte-Arquitetura. Tradução de Célia Euvaldo. São Paulo: Ubu Editora, 2017. p. 159-195.

GALIZIA, L. Opere Adattive Sultoreo-Musicali. Licia Galizia. Scritti. [S.I.], 2018. Disponível em: https://liciagalizia.it/scritti/opere-adattive-scultoreo-musicali/#italian. Acesso em: 15 mar. 2019.

GALIZIA/LUPONE @ MACRO - OASI Adaptive sculptural-musical installation. 1 Vídeo (1’41”). Publicado por CRM Centro Ricerche Musicali, em 07 jul. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4EmUoXvGxSE. Acesso em: 19 set. 2018.

GOMES FILHO, J. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras, 2009.

INSTITUTO INHOTIM. Forty Part Moteto. [Janet Cardiff, 2001]. Brumadinho/MG: Instituto Inhotim, [s.d]. Disponível em: https://www.inhotim.org.br/inhotim/arte-contemporanea/obras/forty-part-motet/. Acesso em: 12 jun. 2019.

INSTITUTO INHOTIM. Sonic Pavilion. [Doug Aitken, 2009]. Brumadinho/MG: Instituto Inhotim, [s.d]. Disponível em: https://www.inhotim.org.br/inhotim/arte-contemporanea/obras/sonic-pavilion/. Acesso em: 09 jul. 2019.

INSTITUTO ITAÚ CULTURAL. Ocupação Cildo Meireles. Curadoria: Guilherme Wisnik. São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 2011. Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/cildo-meireles/. Acesso em: 05 set. 2018.

ITURBIDE, Manuel R. La expansión de la escultura y de la instalación sonora en el arte (1). SulPonticello. Revista online de música y arte sonoro. N. 38, may 2017. Sección Fuera de Tono. Não paginado. ISSN 1697-6886. Disponível em: http://www.sulponticello.com/la-expansion-de-la-escultura-y-de-la-instalacion-sonora-en-el-arte-1/. Acesso em: 07 fev. 2019.

ITURBIDE, Manuel R. La expansión de la escultura y de la instalación sonora en el arte (2). SulPonticello. Revista online de música y arte sonoro. N. 39, june 2017. Sección Fuera de Tono. Não paginado. ISSN 1697-6886. Disponível em: http://www.sulponticello.com/la-expansion-de-la-escultura-y-de-la-instalacion-sonora-en-el-arte-2/. Acesso em: 07 fev. 2019.

JUNGLE Jam. 1 Vídeo (4’15”). Publicado por chelpaferro, em 12 mar. 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ebvwPJcrMb4. Acesso em: 02 jul. 2019.

KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Tradução de Elizabeth Carbone Baez. Revista Arte & Ensaios: revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ, Rio de Janeiro, n. 17, p. 128-137, 2008. Disponível em: https://www.ppgav.eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2012/01/ae17_Rosalind_Krauss.pdf. Acesso em: 01 nov. 2017.

KWON, Miwon. One place after another: site-specific art and locational identity. Cambridge: MIT, 2002.

LEITNER, Bernhard. Serpentinata 04. Bernhard Leitner. 2004. Disponível em: https://www.bernhardleitner.at/works. Acesso em: 08 jul. 2019.

LICIA Galizia. Disponível em: https://liciagalizia.it/. Acesso em: 19 set. 2018.

LIGHT Bearers / Porteurs de Lumiere. 1 Vídeo (1’20”). Publicado por MAOTIK, em 11 ago. 2015. Disponível em: https://vimeo.com/136021336. Acesso em: 12 jun. 2019.

LINES ”“ an Interactive Sound Art Exhibition. 1 Vídeo (6’08’’). Publicado por VoicesOfU, em 8 dez. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hP36xoPXDnM. Acesso em: 13 jul. 2018.

MAOTIK. When nature comes to life in na industrial environment. In: MAOTIK. Projects. Light Bearers. Canada, 2015. Disponível em: http://www.maotik.com/lightbearers/. Acesso em: 12 jun. 2019.

OASI, 2017. 1 Vídeo (12’08”). Publicado por Mister Wolf s.r.l., em 12 out. 2018. Disponível em: https://youtu.be/PquTbvI57Og. Acesso em: 03 maio 2019.

OBRA OP ERA ”“ Sonic Dimension de Daniela Kutschat e Rejane Cantoni. 1 Vídeo (1’41”). Publicado por Daniela Kutschat, em 13 nov. 2014. Disponível em: https://vimeo.com/111771330. Acesso em: 26 maio 2019.

OLAFUR Eliasson. Artwork. Disponível em: https://olafureliasson.net/archive/artwork. Acesso em 07 jun. 2019.

PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos. Tradução de Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Bookman, 2011.

SAGARDUY, Mikel A. El espacio y la dimension del sonido. Una observación desde la experimentación artística. 2014. Tesis (Doctorado) ”“ Facultad de Bellas Artes, Departamento de Arte y Tecnología, Universidad del Pais Vasco, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/303543435_El_espacio_y_la_dimension_del_sonido_Una_observacion_desde_la_experimentacion_artistica. Acesso em: 15 fev. 2019.

SESC_VIDEOBRASIL. Olafur Eliasson: Seu Corpo da Obra. 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea. Panoramas do Sul. [Catálogo de Exposição]. São Paulo: Sesc_VideoBrasil, 2011.

STUDIO KCA. NASA Orbit Pavilion (East Coast). New York: 2015. Disponível em: http://www.studiokca.com/projects/nasa-orbit-pavilion-east-coast/. Acesso em: 25 set. 2018.

TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. São Paulo: Cosac Naify Edições, 2001.

TRE MINUTI D’ARTE. Il Giardino di Sciola. [Il Giardino Sonoro di Sciola con Maria Sciola]. 1 Vídeo (4’32”). Publicado por La Donna Sarda, em 6 set. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NSLqI4szfc4&t=144s. Acesso em: 09 maio 2019.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar. A Perspectiva da Experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.

TWMW ”“ Those Who Make Waves. Animas River Sound Sculpture. [Brian House, 2017]. Disponível em: http://www.thosewhomakewaves.com/home/2017/5/4/animas-river-sound-sculpture. Acesso em: 31 maio 2018.

VIDLER, Anthony. O campo ampliado da arquitetura. In: SYKES, A. Krista. O campo ampliado da arquitetura: Antologia teórica 1993-2009. Tradução de Denise Bottman. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p.242-251.

ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. Tradução de Maria Isabel Gaspar, Gaëtan Martins de Oliveira. 6ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009 [1948].

Downloads

Publicado

08-05-2020

Como Citar

dos Guimarães Alvim Nunes, C., & dos Santos Borda, L. E. . (2020). Espacialidades Sonoras na Arte Contemporânea. Paranoá, 13(27), 223–241. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n27.2020.12

Edição

Seção

Teoria, História e Crítica

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.