Afeto e subversão: Práticas infantis nos percursos cotidianos entre casa e escola em Rio das Pedras/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.03%20%20

Palavras-chave:

cartografia, territorio, narrativa, infancia

Resumo

Tendo como perspectiva a invisibilidade das infâncias na participação e decisões sobre os lugares que utilizam na cidade, o artigo propõe um exercício de reflexão sobre como as crianças experienciam e, com isso, subvertem seus espaços livres cotidianos, ativando, reformulando e transformando a paisagem. Tendo como área de estudo o bairro de Rio das Pedras, o percurso metodológico foi estruturado na relevância do pesquisar-COM, por meio de uma abordagem qualitativa, que utiliza como base o acervo de narrativas de estudantes matriculados no Ensino fundamental de escolas públicas do Rio de Janeiro, apreendidas na atividade “Mapeamento Afetivo dos Territórios Educativos da Cidade do Rio de Janeiro” (GAE;SEL, 2020, onde procurava-se identificar as percepções e desejos das crianças, sobre seus percursos cotidianos de casa à escola. Os resultados obtidos nesta leitura sensível do território colaboram com uma visão real sobre a qualidade espacial urbana e o direito à cidade, por um olhar atento às micropolíticas do cotidiano e a construção da cidadania das infâncias que habitam este território.

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Biografia do Autor

Mariana Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Programa de Pós-Graduação em Arquitetura

Arquiteta e Urbanista, especialista em Projeto de Edificações e Cidades Sustentáveis. Atualmente é mestranda no Programa de pós-graduação em Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro – PROARQ/FAU/UFRJ. Pesquisadora colaboradora no Grupo Ambiente Educação (GAE). Atua em pesquisas em: território educativo; sistema de espaços livres; qualidade do lugar; processo participativo; arquitetura escolar e educação integral.

Giselle Arteiro Nielsen Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Programa de Pós-Graduação em Arquitetura

Arquiteta e urbanista, mestre em Arquitetura e doutora em Engenharia de Produção. Professora Associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - PROARQ, da mesma instituição, e coordenadora do Grupo Ambiente-Educação - GAE. Estuda arquitetura escolar, territórios educativos, avaliação pós-ocupação, qualidade do lugar e percepção ambiental. 

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Publicado

08-10-2022

Como Citar

Pereira, M., & Arteiro Nielsen Azevedo, G. . (2022). Afeto e subversão: Práticas infantis nos percursos cotidianos entre casa e escola em Rio das Pedras/RJ . Paranoá, 15(33), 1–19. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.03

Edição

Seção

Edição Temática Cidades em disputas: histórias, memórias, práticas do/no espaço