PLAYING TRACE EFFECTS WITH BRAZILIAN HIGH SCHOOL STUDENTS: COMPLEXITY AND GAMES

Autores

  • Valeska Virgínia Soares Souza Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Aprendizagem de língua inglesa ”“ Jogos ”“ Paradigma da Complexidade ”“ Ensino Médio.

Resumo

Um dos maiores problemas enfrentados por professores brasileiros de Ensino Médio é o tempo curto que têm a disposição para ensinar inglês no ensino regular. Embora defendamos que as
políticas públicas relacionadas ao ensino de línguas estrangeiras devam ser revistas para reverter esse cenário, é importante pensar em soluções imediatas para aumentar as oportunidades de acesso à aprendizagem de inglês por esses estudantes. Isso nos leva a analisar as tecnologias digitais disponíveis e seu processo de integração no currículo escolar, especificamente o uso de jogos digitais. Seguindo as premissas do Paradigma da Complexidade, nós conduzimos uma investigação sobre o jogo Trace Effects e como ele pode ser utilizado com alunos de Ensino Médio. Os resultados de nossas análises mostram a complexidade do processo de engajamento em práticas de aprendizagem de línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARAB, S. A.; GRESALFI, M.; INGRAM-GOBLE, A. Transformational play: using games to position person, content, and context. EducationalResearcher, v. 39, n. 7, 2010. p. 525-536.
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias.SEB. Brasília: MEC/SEB, 2008.
DEMO, P.“Aprendizagem situada”: discutindo ideias de Gee. Educação Profissional: Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 1, Jul-Dez 2007. p. 11-26.
DETERDING, S.et. al. From game design elements to gamefulness: defining “gamification”. Mindtrek, 2012.
DEWEY, J. Experience and Education. New York: Macmillan, 1938.
ELLIS; N. C.; LARSEN-FREEMAN, D. Constructing a second language: analyses and computational simulations of the emergence of linguistic constructions from usage. In:
________ (Ed.). Language as a complex adaptive system. United Kingdom: Blackwell Publishing, 2009.
ESCHEVERRÍA, A.et. al. A framework for the design and integration of collaborativem classroom games.Computers & Education, v. 57, Santiago, Chile: Elsevier, 2011. p. 1127-1136.
FINCH, A. E. A systems view of the EFL class: mapping complexity. 2002. Disponível em: <http://www.eslteachersboard.com/cgi-bin/articles/index.pl?page=3;read=909>. Acesso em: 10 nov. 2008.
GEE, J. P. What games onlines have to teach us about learning and literacy. New York: Palgrave; Macmillan, 2003.
_________. The anti-education era: creating smarter students through digital learning. New York: Palgrave; Macmillan, 2013.
GLEICK, J. Caos: a criação de uma nova ciência. Tradução de Waltensir Dutra. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991. 310 p.
GUNTER, Glenda A.; KENNY, Robert F.; VICK, Erik H. Taking educational games seriously: using the RETAIN model to design endogenous fantasy into standalone educational games. Education Tech Research Dev., vol. 56, n. 5-6, p. 511-537, 2008.
KE, J.; HOLLAND, J. H. Language origin from an emergentist perspective. Applied Linguistics, Oxford: Oxford Journals, v. 27, n. 4, p. 691-716, 2006.
LARSEN-FREEMAN, D. Chaos/complexity science and second language acquisition. Applied Linguistics, v. 18, n. 2, p. 141-165, 1997.
LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Complex systems and applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008. 287 p.
LORENZ, E. N. Deterministic nonperiodic flow. Journal of the Atmospheric Sciences, v. 20, n. 2, p. 130-141, 1963.
MINAS GERAIS. DIAS, R. CBC Língua estrangeira: ensino fundamental e médio ”“ proposta curricular. SEE-MG, 2007.
MITCHELL, A.; SAVILL-SMITH, C. The use of computer and video games for learning: a review of the literature. London Learning and Skill Development Agency, 2004.
NEW MEDIA CONSORTIUM (NMC); FIRJAN.Perspectivas tecnológicas para o ensino fundamental e médio brasileiro de 2012 a 2017: uma análise regional por NMC Horizon Project. Austin, Texas, The New Media Consortium, EstadosUnidos, 2012.
PAIVA, V. L. M. O. Chaos and the complexity of SLA. 2009. (Submetido a publicação). Disponível em: http://www.veramenezes.com/edgechaos.pdf. Acesso em 22 fev. 2015.
PRENSKY, Marc. Digital game-based learning. New York: McGraw Hill, 2001.
________. Don't bother me mom - I'm learning. St. Paul, Minnesota: Paragon House, 2006.
SHAFFER, D. W.; SQUIRE, K. R.; HALVERSON., R.; GEE, J. P. Games onlines and the future of learning.Phi Delta Kappan, v. 87, n. 2, 2005. p. 104-111. Available at: <http://website.education.wisc.edu/ kdsquire/tenure-files/23-pdkVideoGamesAndFutureOfLearning.pdf>. Retrieved on: 10 jul. 2014.
SOUZA, V. V. S. Dinamicidade e adaptabilidade em comunidades virtuais de aprendizagem: uma textografia à luz do Paradigma da Complexidade. 255 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - UFMG, Belo Horizonte, 2011.
SOUZA, L.; BARROS, M. Entrevista Marco Antonio Zago. É preciso arriscar muito mais. Veja, v. 2370, n. 26. São Paulo: Editora Abril, 25 de junho de 2014. p. 13-15.
SOWER, C. An attitude of inquiry: an interview with Diane Larsen-Freeman. The language teacher online. Tokyo: JALT Publications, v. 21, n. 6, p. 27-28, 1997.

Downloads

Publicado

03-10-2015

Como Citar

SOUZA, Valeska Virgínia Soares. PLAYING TRACE EFFECTS WITH BRAZILIAN HIGH SCHOOL STUDENTS: COMPLEXITY AND GAMES. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 23, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9473. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.