O feedback corretivo da oralidade: crenças e ações de uma professora de espanhol

beliefs and practices of a Spanish language teacher

Autores/as

Palabras clave:

Crenças, Ações, Feedback corretivo, Professor de espanhol como língua estrangeira

Resumen

Esta pesquisa investiga as crenças e ações referentes ao feedback corretivo da oralidade fornecido por uma professora de espanhol como língua estrangeira, tendo como objetivo identificar as possíveis influências das primeiras nas segundas. Baseamo-nos em Barcelos (2004, 2007), Gabillon (2012), XXXX (2014, 2016) e Phipps e Borg (2009) para o estudo das crenças e em Battistella (2015), Lyster e Ranta (1997), Lyster, Saito e Sato (2012) e Menti (2003) para o feedback corretivo. Este estudo de caso, com abordagem contextual, permitiu-nos verificar a influência que as crenças centrais, formadas enquanto aluna, exercem nas ações pedagógicas da professora relacionadas ao feedback corretivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rocío Morales Vázquez

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2019) e formada em Letras Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (2008). Trabalhou no CELIN-UFPR de 2004 a 2005 e de 2008 a 2014 como professora de espanhol e membro da assessoria pedagógica do curso. Atualmente é professora particular de espanhol.

Yuki Mukai, Universidade de Brasília

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2009) e mestre em Letras - Língua Japonesa - pela Universidade de São Paulo (USP) (2003).
Atualmente é Professor Associado do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB), coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do mesmo departamento e coordenador da Área de Japonês junto ao UnB Idiomas.

Citas

BARCELOS, A. M. F. A. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (org.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2010. p. 15-42.

_____. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 7, n. 1, jan./jul. 2004, p. 123-156.

_____. Crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas: reflexões de uma década de pesquisa no Brasil. In: ALVAREZ, M. L. O.; SILVA, K. A. Linguística Aplicada: múltiplos olhares. Campinas: Pontes Editores, 2007. p. 27-69.

BATTISTELA, R. T. Um olhar sociocultural sobre o feedback corretivo oral na sala de aula de língua estrangeira. 2015. 174 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2015.

BATTISTELLA, R. T.; LIMA, M. S. A correção em língua estrangeira a partir de uma perspectiva sociocultural e as crenças de professores sobre o assunto. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 281-302, 2015.

BORDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Qualitative research for education: an introduction to theory and methods. Needham Heights, MA: Allyn & Bacon, 1998.

BORG, S. Teacher cognition in language teaching: A review of research on what teachers think, know, believe and do. Language Teacher, v. 36, p. 81-109, 2003.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto (tradução: Luciana de Oliveira da Rocha). 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ELLIS, R. Oral Corrective Feedback in L2 classroom: what we know so far. In: NASSAI, H.; KARTCHAVA, E. (org.). Corrective Feedback in Second Language Teaching and Learning: Research, Theory, Applications, Implications. Routledge, NY, 2017. p. 3-18.

GABILLON, Z. Revisiting Foreign Language Teacher Beliefs. IOKSP. International Online Language Conference 2012, Nov 2012, Online/en ligne, Universal Publisher, 3, p. 190-203,

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed/Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999.

LIMA, M. D. S.; MENTI, M. M. O tratamento corretivo da forma no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira. Revista Letras, Curitiba, n. 62, p. 119-136, jan./abr. 2004.

LYSTER, R.; RANTA, L. Corrective feedback and learner uptake: negotiation of form in communicative classrooms. Studies in second language acquisition, Cambridge, v. 19, p. 37-66, 1997.

_____. A cognitive approach to improving immersion students’ oral language abilities: The Awareness - Practice - Feedback sequence. In: DEKEYSER, R. (org.). Practice in a second language: Perspectives from applied linguistics and cognitive psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. p. 141-160.

LYSTER, R.; SAITO, K. Oral feedback in classroom. A meta-analyse. Studies in Second Language Acquisition, v. 32, p. 262-302, 2010.

LYSTER, R.; SAITO, K.; SATO, M. Oral corrective feedback in second language classroom. Language Teaching, v. 46, n. 1, p. 1-40, 2012.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

_____. A transcrição de conversações. In: MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 1991. p. 9-13.

MENTI, M. M. Efeito de dois tipos de feedback corretivo, recast e elicitação, no desempenho de alunos de inglês como LE. 2003. 192 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

_____. O que norteia a escolha de professores de língua estrangeira por diferentes tipos de feedback corretivo. 2006. 179 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, 2006.

MUKAY, Y. As pesquisas sobre crenças no ensino-aprendizagem de japonês como

língua estrangeira. Estudos japoneses, n. 36, p. 169-183, 2016.

_____. Crenças e necessidades em relação à escrita em japonês: nos casos de estudantes

universitários brasileiros e portugueses. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 17, n. 2, p.

-440, maio/ago. 2014.

PHIPPS, S.; BORG, S. Exploring tensions between teachers’ grammar teaching beliefs and practices. System, v. 37, p. 380-390, 2009.

PUNCH, M. Politics and ethics in qualitative research. In: DENZIM, N. K. & LINCONLN, Y. S. (org.) Handbook of qualitative research. London: Sage, 1994, p. 83-97.

RICHARDSON, V. The role of attitudes and beliefs in learning to teach. In: SIKULA, J. (org.) Handbook of Research on Teacher Education. 2. ed. New York: Macmillan, 1996, p. 102-119.

ROSA, M. V. F. C.; ARNOLDI, M. A. G. C. A entrevista na pesquisa qualitativa. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SCHWANDT, T. A. Três posturas epistemológicas para a investigação qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 193-217.

VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Metodologia na investigação das crenças. In: BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (org.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes Editores, 2006. p. 219-231.

XXXX.

WOODS, D. Teacher cognition in language teaching: beliefs, decision-making, and classroom practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

Publicado

2022-01-12

Cómo citar

MORALES VÁZQUEZ, Rocío; MUKAI, Yuki. O feedback corretivo da oralidade: crenças e ações de uma professora de espanhol: beliefs and practices of a Spanish language teacher. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 32, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/33948. Acesso em: 1 jun. 2024.

Número

Sección

Artigo

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.