Imigração e integração local

o caso do ensino de língua portuguesa como língua de acolhimento para imigrantes no Distrito Federal

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.2648111

Keywords:

Immigrants, Local integration, Teaching Portuguese

Abstract

The article is part of the research on the living conditions of immigrants in Brazil. The article deals with the aspect of Portuguese language teaching as a factor of local integration of immigrants based on experiences in the Federal District. The aim of this article is to understand how the local integration of immigrants in Brazil is taking place, through the learning of the Portuguese language.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Hannah Zuquim Aidar Prado, Universidade de Brasília

Bacharel em Serviço Social pela PUC-SP (2011). O TCC se intitula A condição da mulher presa nas penitenciárias do Estado de São Paulo: a procura do Assistente Social. Foi estagiária e mais tarde pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Questões Metodológicas em Serviço Social (NEMESS - PUC-SP) em projetos de pesquisa sobre o tema do Sistema Prisional Feminino. Atuou como assistente social no Serviço Franciscano de Apoio a Pessoa em Conflito com a Lei e Familiares. De março de 2014 até março de 2016 realizou mestrado em Política Social na Universidade de Brasília com o tema das mulheres trabalhadoras do comércio de drogas. Em 2017 foi pesquisadora o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em pesquisa sobre as condições de vida de imigrantes e refugiados no Brasil. Foi durante dois anos professora substituta de Serviço Social na Universidade Federal do Goiás (Regional Goiás) e realiza pesquisas com o tema dos direitos humanos, gênero, segurança pública, juventude e políticas sociais. Atualmente é doutorando em Política Social na UnB, com o tema da infância criminalizada pelo comércio de drogas. 

Published

2019-04-21

How to Cite

Prado, H. Z. A. (2019). Imigração e integração local: o caso do ensino de língua portuguesa como língua de acolhimento para imigrantes no Distrito Federal. Revista Do CEAM, 4(1), 96–108. https://doi.org/10.5281/zenodo.2648111

Similar Articles

1 2 3 4 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.