Escala de Motivação para a Leitura para Adolescentes e Jovens:

Propriedades Psicométricas

Autores/as

  • Maria Aparecida Mezzalira Gomes EXTECAMP - FE UNICAMP
  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Psicologia; Avaliação, Motivação, Leitura, Reading, Validade do teste, Avaliação educacional

Resumen

A motivação para ler, assim como a motivação para aprender, é uma variável chave para a aprendizagem.Este estudo tem como objetivo descrever os passos relativos à construção de uma Escala de Motivação para a Leitura (EML) para adolescentes e jovens, apresentar dados preliminares de suas propriedades psicométricas e validade de constructo. Participaram 329 estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° Ano do Ensino Mpedio. Da Análise Fatorial exploratória dos 83 itens da escala emergiram seis fatores coerentes com o continuum motivacional descrito pela Teoria da Autodeterminação, com consistência interna entre 0,97 e 0,76. Esses resultados iniciais revelam propriedades psicométricas promissoras da escala para uso em contexto educativo.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-02-02

Cómo citar

Mezzalira Gomes, M. A., & Boruchovitch, E. (2017). Escala de Motivação para a Leitura para Adolescentes e Jovens:: Propriedades Psicométricas. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(2). Recuperado a partir de https://www.periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17967

Número

Sección

Estudos Empíricos

Artículos más leídos del mismo autor/a