"Eu Estudo Enquanto Toda Minha Família Está Dormindo"

Gênero, Tempo e Espaço na Educação Online na Pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e39302.en

Palavras-chave:

Educação virtual, Gênero, COVID-19, Narrativas, Dialogismo

Resumo

A pandemia do COVID-19 alterou radicalmente as formas de trabalhar, estudar e interagir globalmente, forçando pessoas e comunidades a recriar os significados de suas atividades diárias. Este estudo analisa as mudanças vivenciadas por mães trabalhadoras que iniciaram seus estudos a distância em uma universidade argentina, durante o segundo ano da pandemia. Os resultados indicam como os espaços e tempos se transformam e as desigualdades de gênero se aprofundam. A pandemia, sobretudo, impactou as posições e as negociações que as mulheres mães conseguem estabelecer para continuar estudando em ambiente universitário virtual. Nesses casos, conquistar tempo e espaço para aprender é, ao mesmo tempo, um ato de aceitação e inovação como mulher.

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Biografia do Autor

Silviane Barbato, University of Brasilia, Brasília, DF, Brasil

 

 

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Publicado

2023-05-15

Como Citar

Gonzalez, F., & Barbato, S. (2023). "Eu Estudo Enquanto Toda Minha Família Está Dormindo": Gênero, Tempo e Espaço na Educação Online na Pandemia de Covid-19. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 39. https://doi.org/10.1590/0102.3772e39302.en

Edição

Seção

Número Especial - CAPES/Print

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