Por uma pedagogia reencantada da voz nas artes vivas

pressupostos para uma relação ecológica da voz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.50803

Palavras-chave:

Voz, Pedagogia da voz, Decolonialidade, Ar, Reencantamento, Artes vivas

Resumo

Este texto pretende indagar a voz nas artes vivas impulsionada em sua materialidade expansiva de ar. Para isso, em uma reflexão que parte de uma prática do ensino de voz no teatro, evocamos aqui alguns pressupostos para uma pedagogia reencantada da voz, na tentativa de experimentar um elo ecológico do trabalho corpóreo-vocal em conexão com epistemologias ameríndias. Por uma pedagogia reencantada da voz nas artes vivas é entender o exercício docente como uma criação constante de procedimentos sensíveis com a voz para a invenção de outros modos de existência e de relação com o meio ambiente. Esta escrita deseja, desse modo, tecer dimensões ético-poéticas, no fluxo entre arte e vida, a fim de trazer outros sopros para uma compreensão ecológica da voz em sua íntima relação com o ar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Rangel, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza/ CE, Brasil

Professora adjunta da área de Voz nas Artes da Cena do Curso de Teatro-licenciatura e do Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes)/ Instituto de Cultura e Arte (ICA)/ Universidade Federal do Ceará (UFC). Estágio de Pós-doutorado em Voz na Escola de Teatro e Cinema (em andamento/ ESTC-Lisboa/ CIAC, com o projeto- Vocalidades Expandidas em Elos: práticas poético-vocais na imersão e interseção corpo, ambiente e esquecimento. Doutorado em Educação- eixo Ensino de Música pela Universidade Federal do Ceará (2014). Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2007). Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Coordenadora do projeto de extensão em escolas públicas do Ceará- Experiência Vocal, Saúde e Formação de Professores. Tem publicado artigos em diversos periódicos e livros qualificados. Integra o grupo de pesquisa LabCenas UFC - CNPq (desde 2020). Pesquisa e orienta temáticas relacionadas a processo de criação, pedagogias da voz nas artes da cena, processos de ensino e aprendizagem na educação formal e não formal em artes, corpo-sensório-vocal, estado de escuta, ambiência sonora da cena.

Referências

ARANTES, Ester M. de M. Verbete Escutar. In: FONSECA, Tânia Mara Galli, NASCIMENTO, Maria Lívia; MARASCHIN, Cleci (org.). Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Editora Salina, 2012, págs. 93.

BALBINO, Evelin. Pelos caminhos encantados: uma leitura dos contos de Mia Couto. 2018. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

CASTRO, Viveiros. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Ed. Ubu, 2018.

CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais: filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.

DANOWSKI, D.; CASTRO, E. V. Há mundos por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Desterro, Florianópolis: Cultura e Barbárie: Instituto Socioambiental, 2014.

DAUGHTY, J. Martin. Call and response (or the lack thereof): atmospheric voices and distributed selves. A Journal for Experiments in Critical Media Practice, Critical Media Practice Program at Harvard University- CMP, 2021.

KOPENAWA D.; ALBERT B. A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami. Trad. Beatriz Perrone. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LATOUR, Bruno. Jamais Fomos Modernos. Rio de janeiro: Ed. 34, 2009.

MOLINARI, Paula M. Oliveira; FUENTES, Maria Josefina. A voz em Kozana Lucca: uma possível virada ecológica. Revista Voz e Cena, Brasília, DF, v. 04, n. 01, p 163-179, jan. /jun. 2023.

NOVARINA, Valère. Diante da Palavra. Rio de Janeiro: 7Letras 2009.

PEREIRA. Juliana Rangel de F. Voz em estado de escuta: por uma pedagogia em vocalidades poéticas no ambiente da cena 2014. Tese. (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

ROLNIK, S. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.

ROLNIK, S. O corpo vibrátil de Lygia Clark. Folha de São Paulo, São Paulo, 2000.

ROLNIK, Suely. Uma insólita viagem à subjetividade: fronteiras com a ética e a Cultura,[1997]. Disponível em: https://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/viagemsubjetic.pdf . Acesso em: 24/08/2023.

RUFINO, Luiz; Luiz SIMAS. Encantamento sobre política da vida. Rio de Janeiro: Editora Mórula, 2020.

RUFINO, Luiz; RENAUD, Daniel; SÁNCHEZ, Celso. Educação Ambiental Desde El Sur: A perspectiva da Terrexistência como Política e Poética Descolonial. Revista Sergipana de Educação Ambiental, [S. l.], v. 7, n. Especial, pp. 1-11, 2020.

SCHAFER, Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

ZUMTHOR, P. Escritura e nomadismo: entrevistas e ensaios. São Paulo: Ateliê editorial, 2005.

Downloads

Publicado

30-12-2023

Como Citar

Rangel, J. (2023). Por uma pedagogia reencantada da voz nas artes vivas: pressupostos para uma relação ecológica da voz. Voz E Cena, 4(02), 36–55. https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.50803

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.