Processamento de linguagem natural para indexação automática semântico-ontológica

Autores

  • Auto Tavares da Camara Junior Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

indexação automática, linguística, processamento de dados, ontologia, semântica

Resumo

A pesquisa propõe uma arquitetura de indexação automática de documentos utilizando mecanismos de processamento de linguagem natural em nível semântico. Por meio do arranjo de ferramentas e recursos existentes, agregado ao desenvolvimento de software para integração, é construído um sistema de indexação automática que utiliza conhecimento modelado em uma ontologia para análise semântica. A aplicação da arquitetura é exemplificada e posta à prova em um conjunto de laudos periciais de crimes cibernéticos produzidos pela Perícia Criminal da Polícia Federal. Os resultados de pesquisa apontam para a melhoria que o aprofundamento à análise semântica do processamento de linguagem natural oferece para a seleção automática de descritores e, por extensão, para a recuperação da informação. Dentre as contribuições inéditas desta tese incluem-se a arquitetura de sistema de informação para indexação automática proposta, a ontologia construída para a análise semântica e as implementações em linguagem de programação Python. Por fim, o trabalho insere-se em uma área de pesquisa que tem sido cada vez mais investigada, no entanto ainda carece de resultados amadurecidos, qual seja o processamento de linguagem natural em língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Auto Tavares da Camara Junior, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Ciência da Informação, Mestre em Ciência da Informação, Pós-Graduado MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação e Bacharel em Ciência da Computação. Perito Criminal Federal da Polícia Federal. Professor da Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário de Brasília. Tem experiência na área de Criminalística, Ciência da Computação, Administração Pública e Ciência da Informação, atuando principalmente em informática forense, gestão de projetos de desenvolvimento de software, magistério de nível superior e processamento de linguagem natural.

Downloads

Como Citar

Camara Junior, A. T. da. (2016). Processamento de linguagem natural para indexação automática semântico-ontológica. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(2), 569. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2435

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.