Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique

Autores/as

  • Ilídio Lobato Ernesto Manhique Escola Superior de Jornalismo de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v7.n1.2014.1842

Palabras clave:

politica de información, tecnologias de información, estudio de usuarios, competencias en información, Mozambique, bibliotecas universitarias

Resumen

Trata-se dos resultados da dissertação de mestrado em Ciência da Informação, cujo objetivo foi identificar e mapear os níveis de incorporação da competência informacional nas bibliotecas universitárias de Moçambique, decorrente da contínua ampliação das suas funções educacionais. A pesquisa caracterizou-se por ser descritiva, cuja investigação se deu a partir do levantamento de atividades que, em teoria, podem potencializar a competência informacional dos usuários. O procedimento de coleta de dados foi através da observação direta nos sites das instituições de ensino superior (IES) nacionais e a análise de dados se realizou a partir das abordagens quali-quanti. Os resultados mostraram a incorporação incipiente dos programas de competência informacional nas IES nacionais, tendo como foco a biblioteca como espaço de aprendizagem e investigação. Constatou-se que as atividades de formação de usuários desenvolvidas por essas bibliotecas universitárias se enquadra no modelo tradicional, cujo foco são as fontes de informação e os recursos tecnológicos existentes. Há, por isso, necessidade de aprofundamento teórico e metodológico desses programas, tendo em vista os modelos teóricos definidos por organizações internacionais ligadas à competência informacional, que enfatizam a necessidade de focalizar a formação nos usuários que, em um processo construtivista, apropriam e atribuem significados à informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ilídio Lobato Ernesto Manhique, Escola Superior de Jornalismo de Moçambique

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia

Professor na Escola Superior de Jornalsimo Moçambique

Publicado

2014-12-31

Cómo citar

Manhique, I. L. E. (2014). Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 7(1), 17–31. https://doi.org/10.26512/rici.v7.n1.2014.1842

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.