A atividade de produção de informações estratégicas: o caso da gestão comercial das empresas de mídia impressa em Brasília

Authors

  • Karla Lustosa de Mello Carvalhal Universidade de Brasília - UnB
  • Rogério Henrique de Araújo Júnior Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v10.n2.2017.2562

Keywords:

competitive intelligence, information management, decision-making process, production of strategic information, strategic planning

Abstract

Trata do modelo teórico de produção de informações estratégicas, proposto em nove princípios por Washington Platt (1974), na forma de produção de informações estratégicas no departamento comercial de empresas de mídia impressa em Brasília. Por meio desses princípios, da inteligência competitiva e da gestão da informação, o artigo utiliza o modelo do referido autor como parâmetro, para analisar a realidade do processo de tomada de decisão dos executivos das organizações de mídia impressa no que tange à produção e uso das informações estratégicas. O pressuposto estudado encontrou no método de produção de informações estratégicas o auxílio necessário para as decisões das organizações e a reversão da situação de risco de manutenção do negócio em um mercado em declínio. A pesquisa pretendeu preencher a lacuna existente de estudos em organizações de mídia impressa, relevantes na Sociedade da Informação sob a ótica da Ciência da Informação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Karla Lustosa de Mello Carvalhal, Universidade de Brasília - UnB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília.

Rogério Henrique de Araújo Júnior, Universidade de Brasília - UnB

Professor da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília

References

BAZERMAN, M. H. Processo decisório. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2006.

DRUCKER, P. The new realities: in government and politics, in economics and business, in society and world view. New York: Routledge, 2012.

FULD, L. M. Inteligência competitiva: como se manter à frente dos movimentos da concorrência e do mercado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

LEARNED, E. P.; CHRISTENSEN, C. R.; ANDREWS K. R. Problems of general management: business policy: a series casebook. Homewood: R. D. Irwin, 1961.

MILLER, J. P. O milênio da inteligência competitiva. Porto Alegre: Bookman, 2002.

MINTZBERG, H.; LAMPEL, J.; QUINN, J. B.; GHOSHAL, S. O processo da estratégia: Conceitos, contextos e casos selecionados. Porto Alegre: Bookman, 2007.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

PLATT, W. A produção de informações estratégicas. Rio de Janeiro: Agir, 1974. (Biblioteca do Exército).

PORTER, M. P. Estratégias competitivas: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. São Paulo: Elsevier, 2004.

How to Cite

Carvalhal, K. L. de M., & Araújo Júnior, R. H. de. (2017). A atividade de produção de informações estratégicas: o caso da gestão comercial das empresas de mídia impressa em Brasília. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 10(2), 409–421. https://doi.org/10.26512/rici.v10.n2.2017.2562

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.