Prácticas informacionales: aportes de Elfreda Annmary Chatman

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.42148

Palabras clave:

Chatman, Elfreda, Estudio de usuarios, Prácticas informativas, Normas sociales, Ciencias de la Información

Resumen

El trabajo reflexiona sobre los estudios y teorías de Elfreda Annmary Chatman. Presenta las contribuciones del autor a las Ciencias de la Información en el campo de los Estudios de Usuarios de la Información, especialmente en el ámbito del enfoque social identificado en algunos estudios por el concepto de prácticas informacionales. Se trata de una investigación bibliográfica, exploratoria, cualitativa, desarrollada a partir de publicaciones del autor y literatura especializada en el área de las Ciencias de la Información. Los principales resultados indican que Chatman introdujo conceptos relevantes para el enfoque social de los Estudios de Usuarios al enfocarse en la búsqueda de información en la vida cotidiana, considerando al individuo inserto en un determinado contexto y circunstancia. Tales hallazgos corroboran lo que Savolainen (1995) identificó como una perspectiva de las prácticas informacionales, que abarcan dimensiones culturales, sociales, políticas y situacionales, limitadas en algunas circunstancias por las condiciones de acceso, apropiación y uso de la información.
Palabras clave: Chatman, Elfreda. Estudio de usuarios. Prácticas informativas. Normas sociales. Ciencias de la Información.

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Biografía del autor/a

Ilemar Christina Lansoni Wey Berti, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil

Pós-doutoranda em Ciência da Informação PNPD/CAPES no PPGCI/UEL. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, na linha de pesquisa em Informação, Cultura e Sociedade (2014 - 2018). Graduada em Pedagogia. Cursa Biblioteconomia na Rede de Ens. Claretiano. Foi bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Participou do programa Capes PDSE na Universidade Lusófona do Porto, Portugal, de março a julho de 2017, no programa de doutoramento em Estudos em Comunicação para o desenvolvimento. É Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Filadélfia de Londrina e em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Norte do Paraná. É pesquisadora do grupo de pesquisa EPIC - Estudos em Práticas Informacionais e Cultura e membro do grupo de pesquisa GEDII - Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário. Tem experiência profissional em Didática e Práticas Informacionais na graduação. Foi Professora e Coordenadora pedagógica no Ensino Fundamental e Assessora pedagógica com experiências em formação de professores e implantação de material didático em escolas públicas e privadas do país (1992 - 2011) . Tem interesse em Estudos de Usuários em Informação, Comportamento informacional, Práticas Informacionais, Regime de informação, Políticas de informação, Administração em Unidades de Informação, Cultura e Educação. Foi representante discente na Comissão Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012 - 2013). 

Erminda da Conceição Silva de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho  - UNESP

Veronica Aparecida dos Santos, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

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Publicado

2023-03-27

Cómo citar

Berti, I. C. L. W., Carvalho, E. da C. S. de, & Santos, V. A. dos. (2023). Prácticas informacionales: aportes de Elfreda Annmary Chatman. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 16(1), 5–25. https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.42148

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