Construções metafóricas espaciais literárias e do cotidiano em narrativas míticas indígenas
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbla.v7i1.16294Palabras clave:
LinguísticaResumen
Este trabalho apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa A metáfora literária e do cotidiano em narrativas míticas indígenas. A pesquisa se fundamenta na Teoria Cognitiva da Metáfora (Lakoff & Johnson 2002) segundo a qual o elemento metafórico permeia todas as nossas ações e pensamento, além da linguagem, pois está infiltrado no nosso cotidiano; existe uma extensão contínua entre as metáforas literárias e as metáforas cotidianas; as ocorrências da metáfora nas obras literárias acontecem não exclusivamente porque a literatura contém a linguagem cotidiana, mas porque mesmo que haja um desvio das formas mais comuns (cotidianas) de expressão e de pensamento, a linguagem é realizada a partir de explorações criativas e inusitadas de mapeamentos metafóricos enraizados em nossos sistemas conceptuais. Como foco da análise, são tomadas expressões que envolvem imagens metafóricas do espaço; a partir do conceito de Metáforas Orientacionais, referentes a orientação espacial do tipo: para cima-para baixo, dentro-fora, frente-trás, em cima de, fora de, fundo-raso, central-periférico. Desse modo, a presente pesquisa apresenta a análise de construções metafóricas que evidenciam o domínio do espaço contidas em narrativas indígenas de cunho mítico; tais narrativas são de autoria indígena e escritas em língua portuguesa por narradores e professores indígenas. A partir da análise das metáforas de cunho conceitual, realiza-se uma discussão sobre as metáforas de caráter literário na literatura escrita indígena.
Descargas
Citas
Almeida, Maria Clotilde. 1999. A arte de ser metáfora: Estudo Interlinguístico Português-Alemão de Ãndole Cognitiva. Edições Colibri. Nº 2, pp. 59-74, Lisboa, Portugal.
Araujo, Cassiane Ladeira da Silva. 2014. A alma ameríndia: uma leitura junguiana do mito makunaima. Online: http://www.ufjf.br/darandina/files/ 2010/12/A-alma-amer%C3%ADndia-uma-leitura-junguiana-do-mito-makunaima1.pdf. Acesso em: 15/10/2014
Benjamin, Walter. 1987. Magia e técnica, arte e política. 3ª edição. São Paulo, Brasiliense.
Cassirer, Ernest.1992. Linguagem e Mito.3ª edição. São Paulo: Perspectiva.
Guesse, Érika Bergamasco. 2011. Shenipabu Miyui: literatura escrita indígena como expressão de um legado mítico.22/07/2011. Online: http://www.abralic.org.br/anais/cong2011/AnaisOnline/resumos/TC0538-1.pdf
Lakoff, George; Mark Johnson. 2002. Metáforas da vida cotidiana.Campinas, SP: Mercado de Letras, Educ.
Munduruku, Daniel. Literatura indígena e o tênue fio entre escrita e oralidade. Disponível em: http://www.overmundo.com.br/overblog/literatura-indigena. Acesso em: 15/10/2014
Ricoeur, Paul. 2000. A metáfora viva. 2ª edição. São Paulo, Loyola.
Souza, Lynn Mario T. Menezes. Que história é essa? A escrita indígena no Brasil.Online: http://pib.socioambiental.org/pt/c/iniciativas-indigenas/ autoria-indigena/uma-outra-historia,-a-escrita-indigena-no-brasil.
____. 2004. Hibridismo e tradução cultural em Bhabha. In: Benjamin Abdala Júnior (Org.). Margens da cultura: mestiçagem, hibridismo e outras misturas. São Paulo: Bomtempo Editorial, pp. 113-133.
Wellek, René; Austin Warren. 1976. Teoria da Literatura.3ª Edição. São Paulo, Europa-América.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Revista Brasileira de Linguística Antropológica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en RBLA aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, y el trabajo se licencia simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista. .
b) Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
c) Se permite y se anima a los autores a publicar su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y la citación de el trabajo publicado.