Políticas de responsabilização e gestão escolar na educação básica brasileira

Autores

  • Dalila Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Lívia Fraga Vieira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Maria Helena Augusto Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4367

Palavras-chave:

Gestão escolar, Políticas de responsabilização, Educação básica

Resumo

Nosso objetivo é identificar as dificuldades atuais do trabalho do diretor escolar para atender às expectativas quer da comunidade escolar, quer da administração educacional, a partir de pesquisas, destacando-se o survey, “O Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil”, iniciado em 2009. Mostra-se que as exigências de construir coletivamente a gestão escolar, motivadas pelas reformas dos sistemas escolares das duas últimas décadas, acontecem ao mesmo tempo que as escolas devem responder aos imperativos das políticas de responsabilização, que associam resultados às premiações dos docentes e das escolas. Responsabilizados pelo alcance dos melhores índices de desempenho escolar, os diretores atuam num campo de tensões entre a autonomia e o controle.

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Biografia do Autor

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutora pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pela Université de Montréal, Canadá. É professora titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Lívia Fraga Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Ciências da Educação pela Université René Descartes - Paris V, pós-doutora pela École Normale Supèrieure ”“ Lyon. É professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.  

Maria Helena Augusto, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG e fez estágio doutoral na Université de Montréal, Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante ”“ CRIFPE.

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Publicado

23.12.2014

Como Citar

Oliveira, D. A., Vieira, L. F., & Augusto, M. H. (2014). Políticas de responsabilização e gestão escolar na educação básica brasileira. Linhas Crí­ticas, 20(43), 529–548. https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4367

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