A FÁBULA COMO GÊNERO LITERÁRIO EM SALA DE AULA

Autores

  • Wanderson Diego Gomes Ferreira Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Betania Ipolito Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Zélia Monteiro Bora Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Ensino; Gênero textual; Fábula.

Resumo

O presente trabalho objetiva um estudo sobre a importância da fabula em sala de aula. Compreendendo que a fábula une a interação entre a ideia de oralidade e o imaginário objetivando um fim educativo através de acontecimentos didáticos. Como um gênero narrativo a fábula encontra-se caracterizada pela sua didáticidade, cujas funções motivam o desenvolvimento cognitivo emocional ideológico da criança. Este trabalho baseado nos estudo de Elma Jane Santos (2012), Luís Carlos Silva, Vilma Cunha (2012) e Renan Lima, Lúcia Regina Rosa (2012) onde todos abordam a temas semelhantes com a da pesquisa dando assim ênfase nas pesquisas que abordam gêneros narrativos. Este trabalho tem como recurso metodológico a revisão bibliográfica de artigos, além dos supracitados, que fundamentem um panorama sobre o uso da fábula como ferramenta pedagógica. Partindo desse pressuposto o projeto aplicou esta “ferramenta” em sala de aula e este trabalho tem o intuito ser um relato dos resultados alcançados. Os resultados parciais desta pesquisa compreendem que o ensino da literatura com auxilio do gênero fábula pode e deve ser considerado com um importante subsidio pedagógico no processo introdutório dos estudantes, pois as fábulas que muitas vezes recorrem a ludicidade para o desenvolvimento e passagem dos ensinamentos e “morais” podem chegar mais facilmente aos alunos em sala de aula.

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Publicado

03-10-2015

Como Citar

FERREIRA, Wanderson Diego Gomes; ALVES, Maria Betania Ipolito; BORA, Zélia Monteiro. A FÁBULA COMO GÊNERO LITERÁRIO EM SALA DE AULA. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 20, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9667. Acesso em: 17 jun. 2024.

Edição

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