Metodologias e métodos de ensino de línguas durante a pandemia COVID 19: Uma revisão de literatura entre 2020 e 2022 em periódicos nacionais

Autores

  • Laysla Bonifácio Universidade de Brasilia
  • Graciele Talita Duarte Siqueira Universidade de Brasília

Palavras-chave:

revisão de literatura; práticas pedagógicas; ensino remoto; tecnologias digitais.

Resumo

A pandemia impactou não só a saúde pública e a economia do Brasil, ela repercutiu na educação também, impulsionando uma mudança nos métodos, metodologias e ferramentas de ensino de línguas visto que os modelos “antigos” já não eram suficientes para atender a demanda. Pensando assim, este trabalho propõe uma análise de corpus de pesquisas empíricas publicadas em periódicos brasileiros de Qualis A e B da Linguística Aplicada (LA) no período entre 2020 e 2022, que sugeriram e aplicaram metodologias e métodos de ensino de línguas dentro do contexto pandêmico. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e define-se como bibliográfica por mostrar o que já existe sobre o objeto investigado. O aporte teórico desta pesquisa destaca que utilizar tecnologias tornou-se algo comum no nosso dia a dia, ela faz parte das experiências vividas pelas pessoas em todos os contextos (BARTON; LEE, 2015), na forma de checar e-mails, comunicar-se, usar as redes sociais e navegar nos diversos sites nacionais e internacionais e, também, de aprender outros idiomas. Por fim, os resultados relacionam alguns recursos que foram utilizados para o ensino de línguas (inglês e espanhol) e os desafios enfrentados pelos professores dentro desse contexto pandêmico.



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Publicado

10-04-2023

Como Citar

BONIFÁCIO, Laysla; SIQUEIRA, Graciele Talita Duarte. Metodologias e métodos de ensino de línguas durante a pandemia COVID 19: Uma revisão de literatura entre 2020 e 2022 em periódicos nacionais. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 33, p. 86–106, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/44523. Acesso em: 5 maio. 2024.

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