Abordagem decolonial da práxis docente no ensino de línguas estrangeiras: entre questionamentos e possibilidades

Autores

  • Suzany Moura Saldanha Kabongo Universidade de Brasília

Palavras-chave:

ensino de línguas estrangeiras; abordagem decolonial; práxis docente.

Resumo

Tendo como base o movimento decolonial que tem surgido para trazer um novo olhar sobre o mundo atual, apresento neste artigo algumas reflexões sobre o ensino de línguas estrangeiras, com foco na desconstrução do pensamento colonial que atravessa currículos e práticas docentes. Por meio de uma pesquisa qualitativa de tipo bibliográfica, busco trazer um diálogo entre as discussões travadas no âmbito da Linguística Aplicada por linguistas aplicados brasileiros (FERREIRA;PESSOA, 2018; MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2019; MATOS, 2020) e autores do Grupo Modernidade/Colonialidade (GROSFOGUEL, 2010; hooks, 2013; MIGNOLO, 2005; QUIJANO, 2005; WALSH, 2009;), com temas que têm chegado com força à agenda de preocupações de pesquisadores do Brasil. A realização desse percurso é motivada pela seguinte indagação: como podemos decolonizar as nossas práticas pedagógicas em aulas de línguas estrangeiras? Ao invés de apresentar um manual de instruções, tal como seria no modelo de racionalidade técnica (CONTRERAS, 2002), apresentarei algumas reflexões sobre o que indica ser colonial e decolonial dentro dos contextos de: concepção de língua; abordagem de conteúdos e materiais didáticos; relação professor-aluno; e métodos de avaliação da aprendizagem. Por meio de cada um desses contextos, observa-se que a colonialidade ainda está muito presente no ensino de línguas estrangeiras e, por isso, é necessário que cada professor, dentro de suas possibilidades, contribua na interrupção desse ciclo de dominação.



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Publicado

10-04-2023

Como Citar

KABONGO, Suzany Moura Saldanha. Abordagem decolonial da práxis docente no ensino de línguas estrangeiras: entre questionamentos e possibilidades. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 33, p. 68–85, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/44522. Acesso em: 5 maio. 2024.

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